Uirapuru

R$60,00

O sertão é coisa…

O sertão não tem definição.

É alma e coração.

Uirapuru, Terra do Adeus… é um credo sertanejo. Ainda não dá para afirmar que o Brasil seja totalmente urbano, mesmo as áreas mais adensadas do país sofrem influência do modo de ser do caboclo, ao menos em algum comportamento. Temos pontualmente a música, costumes e linguagem, como determinantes dessa presença indiscutível.

A narrativa apresentada em terceira pessoa, onde o narrador se apresenta em determinados momentos, quase imperceptível para um leitor menos atento, que se esquece de sua presença inicial, e não o identifica sentado em uma mesa, ou ouvindo uma história da boca dos naturais, ou lendo em dados registrados.

Passaram-se pouco mais de oitenta anos desde a criação de uma estratégia de interiorização, o programa “Marcha Para o Oeste”, um ousado plano de inclusão territorial, social, com projetos de desenvolvimento criados para estimular uma maior presença humana brasileira no Centro Oeste e Norte do país. Todavia, os processos migratórios não obedeceram necessariamente a vontade governamental, e nesta situação muitas histórias diametrais e conflitantes passaram pela vida/tempo, deixando e levando sua marca.

O choque e o descaso do progresso, que vem com máquinas barulhentas, empurrando os que não se adaptam e premiando quem entende e se alia ao mesmo. O progresso não reconhece passado, ou pioneirismo. O progresso é a marcha necessária que pisoteia o despreparo.

UIRAPURU, TERRA DO ADEUS. Auto do Sertão: O Evangelho de João da Cruz. É uma história urgente, hilária, lacônica. É o Brasil se descortinando.

 

O autor

Fernando Cesar Paim

Nasceu em Vacaria-RS, tendo a formação de engenheiro agrônomo realizada na Universidade de Passo Fundo-RS. Atua há trinta anos em Mato Grosso. Tem graduação em Qualidade Total e Agricultura Empresarial, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Engenharia de Segurança, pela Universidade de Mato Grosso (UNEMAT). Possui vários cursos de aprimoramento pessoal pelo Sebrae, como Empretec, Hipnose Eriksoniana e Personal Profissional Coaching, pela Sociedade Brasileira de Coaching. Autor do livro: Deus Que Atáie! Estórias de um Caboclo. (Mato Grosso, Schoba, 2014).

Peso 0.568 kg
Dimensões 13.8 × 20.8 cm
Ano de Publicação

2021

Edição

Páginas

544

ISBN

978-65-88600-35-1

Avaliações

Não há comentários ainda.

Be the first to review “Uirapuru”

O seu endereço de e-mail não será publicado.