Sentença: poemas selecionados
Sentença – é uma seleção de cem textos feitos pela autora e boa parte deles publicados em outras obras.
Neste livro, a sentença que de modo geral pode ser definida como uma determinação jurídica, uma frase completa… não se fecha, pelo contrário, se abre para jogos sonoros, construções precisas, temas incomuns e visão aguçada do mundo contemporâneo.
Divanize trabalha as palavras em função das ideias com arte, erudição e olhar crítico para a vida.
Instante pictórico
Instante pctórico diz a que veio, descrevendo verdadeiras pinturas do cotidiano numa leitura leve, rápida e nem por isso pouco intensa. Odair de Morais ajustou o foco, caprichou no zoom e trouxe à tona um desfile de belos poemas. Pequenos na estrutura e grandes aos olhos de quem os lê: breves fotografias para se guardar na memória.
A gramática do romance brasileiro
A gramática do romance brasileiro é o resultado da tese de doutorado de Eduardo Mahon, cujo objetivo é demonstrar o vínculo temático que norteia a literatura brasileira nos últimos dois séculos. A singularidade do estudo acadêmico se revela com a demonstração da influência dos críticos do passado sobre os autores e as reações literárias daí advindas, formando-se um normativo circuito autorreferente.
O apelo identitário nacional, inicialmente inspirado pelo romancismo patriótico, ainda ecoa pelo século XXI, conforme mostra a pesquisa ao oferecer ao leitor uma série de recortes diacrônicos da literatura brasileira. Ao selecionar romances contemporâneos e premiados, o pesquisador demonstra uma atualização da tradição nacional que se vale de estratégias narrativas e imagens sedimentadas no público.
Forró: o corpo não mente
A autora é escritora já renomada e frequentadora das animadas pistas de forró da noite paulistana. Embalada pelo ritmo, leva os leitores para este universo, através de 20 crônicas “forrozeiras”. Em cada uma um olhar diferente, inusitado e contagiante sobre o tema. Deborah esbanja nas descrições, explora todos os sentidos tanto das personagens como dos leitores: cores, texturas, aromas ou mesmo odores, temperaturas, sons... tudo rodopia e enebria neste curioso salão que se torna o livro. Junte-se e se deixe levar pelo ritmo fluido do livro.
O forró segue vencendo preconceitos, dessa vez no campo da literatura. Muitos podem se surpreender com um livro de crônicas inspirado no gênero dançante, mas como o mestre das crônicas Mário Prata anuncia no prefácio do livro, “Quando li a primeira crônica – e pasmei! – pensei que ela havia esgotado toda a sua cultura – nada acadêmica – sobre o tema. E é aí que resiste o fenômeno literário que você está pra ler. Sim, fenômeno! Além do primeiro texto, são vinte pedaços de forró. Em cada um, acredite, um olhar diferente, um tema mais inusitado que o outro.”
Deborah consegue extrair o sumo de suas vivências com sua linguagem ágil e reflexiva. Em 2011, navegou os rios amazônicos para escrever um romance finalista do Prêmio Jabuti sobre a Guerra da Cabanagem. Em 2019, conviveu com comunidades quilombolas ao Norte do Espírito Santo para escrever, em co-autoria, outro romance finalista do Prêmio Jabuti. Agora, foi a vez de se debruçar sobre o forró sudestino, que teve um papel importante na sua vida pós pandemia: “O forró me salvou de várias formas. Na retomada do corpo, na relação com os outros e na ressocialização.”
A escritora havia testemunhado na juventude a revolução cultural que significou o surgimento do forró universitário na virada do Século XX em São Paulo. Entendeu que essa história precisava ser contada, transporta para a literatura. A partir do convite de Toshio Yamasaki, começou a escrever crônicas para o site Forró Fonte de Felicidade. Rapidamente, as crônicas forrozeiras se tornaram parte da vida forrozeira paulistana, suscitando temas divertidos e, ora, polêmicos, “O forró é tão maleável que foi acomodando novas tendências da sociedade, como o questionamento da heteronormatividade na dança.”
Acima de tudo, as crônicas são sobre a vida que habita em cada cotidiano:
“Os corpos forrozeiros só precisam uns dos outros. No salão, estão corpo a corpo. Cada qual com o seu tamanho e forma específica, uns altos e outros baixos, uns fortes e outros magros, com seus perfumes e odores característicos, ora doces e amadeirados, suas texturas – mãos calosas ou suaves, cabelos longos, ralos ou rastafáris, suas secreções (notavelmente, os suores), seus sons (suspiros, espirros!), seus estilos de vestir – podendo variar do riponga ao heavy metal, alterando em graus de firmeza e molenguiçe, agilidade e lentidão. Cada corpo é uma verdade inexorável, diante do seu, colado no seu, espelhando o seu.”
Saranzal
"Os sarãs são trilhos", diz a autora. E esses trilhos nos conduzem às memórias que ocupam grande parte dos poemas. Há um espaço no masculino que se aprofunda com as lembranças do pai e do avô; trabalho, afetos e natureza bruta formam um emaranhado de sentimentos. Também nas honras à ancestralidade, mãe e avó constituem força, carinho e referência. Luciene é rio, barro, bairro, centro urbano e quintal, mulher madura. Nela, tudo isso é tensão e lirismo.
Na visão do artista Gerald Thomas, o diálogo do visual com o literário se apresenta em traços expressivos, agudos e enigmáticos, como esboços do que está por vir, em tons terrosos do Saranzal de Luciene, que a conectam com a vida.
Dias de águia
Após uma sequência de acontecimentos desfavoráveis, um homem de meia-idade se sente limitado à sua vida monótona, padrão e sem perspectivas. Incorformado, subitamente decide dar um basta, fugir do passado e buscar novos rumos.
Em sua viagem sem planos de volta, passa por várias cidades do Brasil, vivenciando situações desafiadoras. Mesmo sentindo enorme dificuldade para lidar com seus conflitos internos, depara-se com uma invejável facilidade de adaptação e incrível espírito empreendedor em negócios de sucesso.
Mas toda sua aventura não basta, o que de fato sempre procura é sua real identidade e valorização da autoestima.
Golpe de Vista
O conto homônimo que dá título ao livro Golpe de Vista trata do infortúnio de Azeredo que, depois da separação, decide construir uma casa em condomínio nobre. Uma vez finalizada a obra, a personagem tem a impressão de que os cômodos sofrem bruscas alterações de tamanho e vivencia o tormento da incerteza. Outros episódios insólitos chamam a atenção do leitor como, por exemplo a história de um edifício em que os apartamentos vão desaparecendo sem motivo aparente. Neste novo livro de Eduardo Mahon, há contos que possivelmente despertem polêmicas porque desestabilizam a noção contemporânea do politicamente correto como, por exemplo, a narrativa sobre uma inacreditável criação de anões. São 24 textos curtos para entreter e fazer pensar.
Antes do amanhã
A obra, dividida em duas partes, traz, na primeira, contos curtos e de forte apelo existencial distribuídos nos momentos do dia e, neste ínterim, cabe toda a vida. Um apelo sinestésico coloca quem lê na primeira fileira dos acontecimentos, sofrendo junto, morrendo e vivendo, amando e sendo abandonado, vivos ou deixados mortos.
Já a segunda parte trata do campo e do trabalho, não aquele que dignifica o homem, mas o que o aniquila. O conto, fará quem lê acompanhar a degradação do ser humano que trabalha, ama e se perde. Fortemente engajada, há o resgate da tradição social de nomes como Graciliano Ramos e João Cabral de Melo Neto. Se, na primeira parte, predomina o urbano,
na segunda, o ambiente rural se desenha e descortina a bruta realidade.
Leia a matéria sobre o livro: https://shre.ink/DlO4
Pessoas, abóboras e coisa…
Inspirado por Luís Fernando Veríssimo, Tiago Strassburger nos apresenta vários contos e crônicas da vida cotidiana em sua mais potente das essências: o humor – rápido e inteligente. Por vezes, flerta com a fábula, em sua maneira de falar de um amor impossível; por vezes flerta com situações rotineiras como a do consumidor e seu exercício de comprar materiais de construção.
Tiago Strassburger parece colocar uma grande lupa sobre os acontecimentos na vida das pessoas – que erroneamente chamamos de – comuns e nos mostra as mais interessantes passagens dessas vidas, tirando da simplicidade e do inusi-tado charmosos e surpreendentes pontos de virada.
Diamantino de Geoge H. Langsdorff (1827/28), Francis Castelnau (1844/45) à redescoberta dos diamantes – 1930/40
Livro disponível apenas para download gratuito, neste site.
O livro trata de aspectos e momentos específicos de duas grandes expedições científicas que vieram ao Brasil no século XIX: a do barão de Langsdorff (1821/29) e a do conde de Castelnau (1843/47). Ambas, por caminhos e com propósitos distintos, estiveram em Mato Grosso e alcançaram a Vila de N. Sra. da Conceição de Alto Paraguai Diamantino, que é o objeto central da publicação.
Na sua última parte os autores tecem reflexões sobre a fase da história de Diamantino conhecida como
de crise econômica (1850/1940). Propõem ao leitor relativizar a ideia da estagnação e o convidam a refletir sobre aquele período como de reordenamento das formas de viver de seus moradores.
Se quer que algo tenha fim, não se cale.
“Se quer que algo tenha fim, não se cale” traz mais de 100 minicontos que contam histórias sobre a experiência de ser negro em Cuiabá. A obra é divida em três partes: a primeira parte, “somos compostos por urgências”, traz o cotidiano das quebradas e dos corações-quebrados, das urgências da rua e da urgência do afeto e colo das pessoas negras.; a segunda parte, “daruê malungo” são como cápsulas de vida, breves instantes que definem a vida e a morte de alguém em três ou quatro linhas; e por fim a terceira parte, “fanfics de histórias mínimas”, encerra esse tríptico e é ainda mais incisiva - uma linha (quase que em sua maioria), uma sentença, sempre entrelaçada a uma figura conhecida – a fanfic. A obra tem ilustrações de Lua Brandão
Astroblema
Uma garotinha curiosa e imaginativa, junto ao seu fiel amigo, um tatu cor-de-rosa, conta sobre suas descobertas a respeito de ‘um tal de domo’, na verdade, uma importante formação geológica localizada na cidade onde vive, Araguainha, região central do Brasil. Suas reflexões envolvem desde geologia, geografia, astronomia, sociologia, história até 'os temidos extraterrestres' que invadem seus pensamentos.