O fervo da terra
Luana é uma jovem de 18 anos que atua como jurada em um tribunal criminal. Por meio dos depoimentos genuínos do indígena Aké, ela passa a conhecer e refletir sobre uma realidade distante da sua: a migração de gaúchos para os estados do Norte do Brasil em busca de novas oportunidades e os conflitos que surgiram quando se depararam com a “corrida do ouro”, entre as décadas de 1970 e 1990. Esse período foi marcado pela criação de cidades e vilarejos de crescimento desordenado, o que abalou o equilíbrio das comunidades rurais e afetou profundamente a situação sociocultural dos povos indígenas que sempre habitaram a região.
A narrativa entrelaça tramas que envolvem relações familiares, a ganância pelo lucro rápido com o ouro, paixões, conquistas morais e suas derrotas, além da devastação da natureza.
A narrativa entrelaça tramas que envolvem relações familiares, a ganância pelo lucro rápido com o ouro, paixões, conquistas morais e suas derrotas, além da devastação da natureza.
Fragmentos da história cultural de Cáceres e outros fios da memória – Vol. II
Fragmentos da história cultural de Cáceres e outros fios da memória – Vol. I
A obra Fragmentos da História Cultural de Cáceres (e outros fios da memória), em dois volumes, reúne textos produzidos em temporalidades distintas sobre a cidade de Cáceres, que sob o olhar sensível do escritor e poeta cacerense, Natalino Ferreira Mendes, mesclam acontecimentos passados e presentes, projetando novas significações, novos olhares para a cidade.
A sua obra Fragmentos da História Cultural de Cáceres (e os fios da memória), em dois volumes, transporta para o presente as impressões de um homem sensível e atento à história, às mudanças e ao progresso de Cáceres, inaugurando os primeiros textos que historicizam a sua terra natal
A gramática do romance brasileiro
A gramática do romance brasileiro é o resultado da tese de doutorado de Eduardo Mahon, cujo objetivo é demonstrar o vínculo temático que norteia a literatura brasileira nos últimos dois séculos. A singularidade do estudo acadêmico se revela com a demonstração da influência dos críticos do passado sobre os autores e as reações literárias daí advindas, formando-se um normativo circuito autorreferente.
O apelo identitário nacional, inicialmente inspirado pelo romancismo patriótico, ainda ecoa pelo século XXI, conforme mostra a pesquisa ao oferecer ao leitor uma série de recortes diacrônicos da literatura brasileira. Ao selecionar romances contemporâneos e premiados, o pesquisador demonstra uma atualização da tradição nacional que se vale de estratégias narrativas e imagens sedimentadas no público.
Darkness
Foi durante uma madrugada, após um inesperado e indesejável encontro que terminou com a morte do seu assediador, quando Sofia decidira tentar fazer a diferença. Em um país feito o Brasil, onde tudo parece ser fácil demais, ela jamais podia ima- ginar, que, por trás de tantas impunidades, havia alguém a observando. Não era uma disputa intelectual. Sofia decidiu dar início à uma guerra, contra os criminosos do país e também contra si mesma. Maldita revolta... Nem mesmo ela esperava ter chegado onde chegou.
Agnus Dei – A voz dos sinos
Era um tempo cinza, às vésperas do Golpe Militar de 1964, mas em São João Del-Rei, nas Minas Gerais, o badalar dos sinos das igrejas marcava o compasso e o descompasso de uma história poética, sinistra e, sobretudo, surreal. A Voz dos Sinos é um relato-testemunho do personagem Julian, filho caçula do comendador Coriolano Gregory, pai tirano, cínico, sensual, abusado e com um passado obscuro.
A trama envolve mortes, suspense e mistérios sincronizados com o ressoar dos sinos da cidadezinha encravada em um cenário colonial que se esvai afunilando tudo para um desfecho ilógico dos fantasmas de uma antiga Ordem de Cavalaria Medieval.
Agnus Dei – No mar de agua doce
No Pantanal, o ritmo das águas rege a vida e os sentimentos em um oceano adocicado pela paixão. O romance vivenciado na década de 1930, no bucólico arraial de Poconé, fundado em 1777, a 100 quilômetros de Cuiabá, capital de Mato Grosso, é uma grande paixão que se fundiu aos mistérios da maior planície alagada do Planeta.
Agnus Dei - No Mar de Água Doce resgata o cotidiano rural pantaneiro que se perdeu no tempo. A cultura, a culinária e o modo peculiar do falar são os temperos da lida com o gado, das conduções de boiadas, caçadas, pescarias, histórias de assombração, tramas, vidas que chegam e que vão. Ficção e realidade dividem a mesma canoa imaginada pelo autor.
O elo perdido
O elo perdido – o primeiro livro de poesias de Mato Grosso, trás a tona e analisa sob o ponto de vista literário e histórico a obra Harpejos Poéticos, originariamente estruturada como uma antologia das poesias do autor Joaquim José Rodrigues Calháo, publicadas em jornais da época entre 1877 a 1884 e que compiladas, deram origem ao livro, impresso na Typographia d’O Matto-Grosso, em 1891.
Uirapuru
O sertão é coisa...
O sertão não tem definição.
É alma e coração.
Uirapuru, Terra do Adeus... é um credo sertanejo. Ainda não dá para afirmar que o Brasil seja totalmente urbano, mesmo as áreas mais adensadas do país sofrem influência do modo de ser do caboclo, ao menos em algum comportamento. Temos pontualmente a música, costumes e linguagem, como determinantes dessa presença indiscutível.
A narrativa apresentada em terceira pessoa, onde o narrador se apresenta em determinados momentos, quase imperceptível para um leitor menos atento, que se esquece de sua presença inicial, e não o identifica sentado em uma mesa, ou ouvindo uma história da boca dos naturais, ou lendo em dados registrados.
Passaram-se pouco mais de oitenta anos desde a criação de uma estratégia de interiorização, o programa “Marcha Para o Oeste”, um ousado plano de inclusão territorial, social, com projetos de desenvolvimento criados para estimular uma maior presença humana brasileira no Centro Oeste e Norte do país. Todavia, os processos migratórios não obedeceram necessariamente a vontade governamental, e nesta situação muitas histórias diametrais e conflitantes passaram pela vida/tempo, deixando e levando sua marca.
O choque e o descaso do progresso, que vem com máquinas barulhentas, empurrando os que não se adaptam e premiando quem entende e se alia ao mesmo. O progresso não reconhece passado, ou pioneirismo. O progresso é a marcha necessária que pisoteia o despreparo.
UIRAPURU, TERRA DO ADEUS. Auto do Sertão: O Evangelho de João da Cruz. É uma história urgente, hilária, lacônica. É o Brasil se descortinando.
O autor
A Literatura Contemporânea em Mato Grosso
Mato Grosso Com Representação: Imagens e Conflitos
Gerações Literárias:
Atravessamento e Contaminação
AML: O projeto Literário Mato-grossense
O Academicismo Mato-grossense
Cuiabanocentrismo
Antecedentes do Antiacademicismo:
O Nascimento da Geração Coxipó
Os Períodos da Nova Tribo:
Revista Vôte
Estação Leitura e a Luta de Wander Antunes por Leitor
Revista Fagulha
A Tradição que vive no passado
A Crise da Legitimidade da AML
Produção Coletiva da Geração Coxipó:
Desvaneios Poéticos - Prêmios Regionais
Fragmentos de Gerações
O Projeto Palavra Aberta
Lamento - Identidade e contemporização
Mulheres silenciadas e vozes esquecidas: três séculos de poesia feminina em Mato Grosso
A obra retoma a produção lírica feminina através de textos escritos no século XIX e no decorrer da primeira metade do XX por mulheres poetisas, em Mato Grosso, como participantes expressivas da literatura produzida no estado. A ausência de boa parte das poetisas nas historiografias locais denuncia uma espécie de pressão silenciosa no interior de um processo ocorrido em periodos de emancipação e libertação. Ora, os desdobramentos equivocados de pesquisas parciais, que se definem como historia ou historiografia da literatura produzida no estado demarcaram e demarcam, para a lírica de autoria feminina, os limites de uma historiografia do silenciamento.