Antônio Ernani Pedroso Calháo
Pós-doutor em Direito, linha de pesquisa Democracia e Direitos Humanos, pelo “Ius Gentium Conimbrigae” – Centro de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra – Portugal.
Pós-doutor em Letras Clássicas e Vernáculas, pela Universidade de São Paulo-USP.
Doutor em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e Mestre em Direito Político e Econômico, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo. Graduado em Economia e Direito, pela Universidade Federal de Mato Grosso. Advogado (OAB/SP, sob o nº299.079).
Professor Assistente da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Na área jurídica, desenvolve atividades ligadas ao Direito Constitucional, Direitos Humanos, Hermenêutica Constitucional e Direito Administrativo, com ênfase na teoria das organizações e gestão. Atua no campo da pesquisa acadêmica, desenvolvendo estudos acerca da temática Direitos Humanos e Poder Judiciário. Indicado, em 2010, pelo Senado Federal, para concorrer ao cargo de Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça.
Autor de obras jurídicas e literárias.
É membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas, cadeira 63, cujo patrono é o jurista Lino de Moraes Lemes. Atualmente, ocupa a Vice-presidência da referida Academia.
Membro da Academia Mackenzista de Letras, ocupando a cadeira 27, que tem como patrono o jurista Moacyr do Amaral Santos.
Avaliações
Não há avaliações ainda.