O apanhador de estrelas
O clã da cutia e suas traquinagens
A obra vai além de histórias sobre animais e suas aventuras, é também uma reflexão acerca da interconexão de todas as formas de vida e a necessidade urgente de preservarmos nosso meio ambiente. A cutia, símbolo de astúcia e adaptabilidade, se torna a protagonista que, com um espírito comunitário, une outros animais para enfrentar os desafios impostos pelo avanço humano. Este livro é um chamado à ação, uma celebração da amizade, da sabedoria da natureza e da importância de lutar por um futuro sustentável.
A obra contém um glossário que pode ser acessado através do link: https://tantatinta.com.br/o-cla-da-cutia/
Sugestões aos educadores e mediadores de leitura
Faixa etária: 8 a 12 anos.
Indicação: 5º ao 8º Ensino Fundamental I e II
Trabalho interdisciplinar: Língua portuguesa / Geografia / Biologia
Assuntos: animais do Cerrado, mudanças climáticas, amizade.
Temas contemporâneos: trabalho colaborativo, ecologia, cultura do campo.
Marmelino e Fragarinha – contam a história do áureo fruto de Delfim Moreira
O avô estrela
Ao descobrir que seu avô desapareceu de casa, um menino se enche de coragem e, junto do seu melhor amigo – um pássaro gigante – viaja por todos os continentes enfrentando desafios em busca de uma resposta para esse enigma. Nessa perigosa jornada cheia de riscos, mas também de amadurecimento, o menino – que aprendeu a falar com os animais e as plantas graças aos segredos presentes nos poemas de Manoel de Barros – se depara com uma incrível descoberta que pode mudar tudo.
Sugestões aos educadores e mediadores de leitura
Faixa etária: 10 a 13 anos.
Indicação: 5º ao 8º Ensino Fundamental I e II
Trabalho interdisciplinar: Língua portuguesa / Psicologia / Geografia / Literatura / Poesia
Assuntos: perdas familiares, amadurecimento, fantasia, poesia – Manoel de Barros
Temas contemporâneos: resiliência, valorização da natureza
A boneca de Rubi
Bartira é uma boneca de vidro que foi abandonada, acidentalmente, pelo casal que a criou.
Sozinha e machucada, ela aprisiona os animais que vivem ao redor de sua casa, em busca de companhia e amizade, porém, por meio de seu erro, aprende valores preciosos.
Sugestões aos educadores e mediadores de leitura
Faixa etária: a partir dos 8 anos.
Trabalho interdisciplinar: Sociologia / História
Indicação: Ensino Fundamental I
Assuntos: solidão, insegurança, amizades, deficiências físicas, pandemia, afetividade, colaboração
Temas contemporâneos: resiliência, apoio emocional, superação, autoestima
Brasinha na terra do Rei Bonzinho
Brasinha é uma coruja-buraqueira, curiosa e sábia, que quer voar longe para conhecer lugares e bichos diferentes.
Porém, logo em sua primeira aventura, encontra algo estranho: um grupo de diversos animais comandados por um rei bem esquisito.
Inteligente e atenta, faz com que estes animais comecem a perceber o mundo ao redor sob outro ponto de vista.
Sugestões aos educadores e mediadores de leitura
Faixa etária: a partir dos 6 anos - leitura mediada
Trabalho interdisciplinar: Língua Portuguesa / Biologia / Geografia
Indicação: Ensino Fundamental I
Assuntos: natureza brasileira, florestas, respeito à sabedoria, destruição do meio ambiente
Temas contemporâneos: meio ambiente, senso crítico
A grande travessia de Juninho
Em um tempo muito distante um pequeno prÍncipe tiranossauro foi raptado pelo temível carnotauro, o principal inimido do rei.
Um grupo de dinossauros cavaleiros saem em busca de encontrá-lo em meio a uma aventura tão grande e fascinante, quanto estes personagens pré-históricos.
Sugestões aos educadores e mediadores de leitura
Faixa etária: a partir dos 8 anos - leitura mediada
Trabalho interdisciplinar: Biologia / Geografia /Paleontologia / História
Indicação: Ensino Fundamental I
Assuntos: dinossauros, meio ambiente, aventuras, pré-história
Temas contemporâneos: cooperação, justiça
Uma inesquecível viagem pela Serra da Mantiqueira – Vivenciando o turismo rural – 2a. ed.
Nesta história, Mariana e Manolito aventuram-se numa nova experiência da qual eles nunca mais se esquecerão: vivenciar e conhecer uma outra cultura através do Turismo Rural, que ajuda a manter e resgatar os costumes de um povo, promovendo intercâmbios, despertando a consciência ecológica a fim de estimular a preservação da natureza.
Sugestões aos educadores e mediadores de leitura
Faixa etária: a partir dos 12 anos
Trabalho interdisciplinar: Geografia / História
Indicação: Ensino Fundamental II
Assuntos: turismo, cultura rural, meio ambiente, aventuras, gastronomia do campo
Temas contemporâneos: relações familiares, tradição cultural, empreendedorismo
De quem é a rua?
Martelo é um gato que se diz “o dono da rua”, até que, com a chegada de uma nova moradora, ele se sente ameaçado. Uma competição é estabelecida para eleger um ou uma líder.
O conto infantil trata a competitividade como fator natural e estimulante, porém deixa muito claro que bom senso e parcerias resultam em acordos muito benéficos.
Sugestões aos educadores e mediadores de leitura
Faixa etária: a partir dos 3 anos - leitura mediada
Indicação: Educação infantil
Assuntos: respeito à diversidade, competições, perdas e vitórias, brincadeiras infantis, vida em sociedade
Temas contemporâneos: liderança, parcerias
Conferência no cerrado
Conferência no Cerrado é uma narrativa infantojuvenil com temática voltada à questão ambiental. A história, escrita originalmente por Durval de França e recriada por Cristina Campos, tem como protagonistas seres encantados que povoam o imaginário de culturas tradicionais da Baixada Cuiabana: Currupira, Pé de Garrafa, Negrinho D’Água, Mãe do Morro, Tibanaré e Boitatá.
Sugestões aos educadores e mediadores de leitura
Faixa etária: a partir dos 9 anos
Trabalho interdisciplinar: Literatura / Geografia / Sociologia / Filosofia
Indicação: Anos finais do Ensino Fund. I e anos iniciais do Ensino Fund. II
Assuntos: folclores brasileiros e mato-grossenses, preservação da natureza, Chapada dos Guimarães, manifestações culturais regionais, mitos na filosofia.
Temas contemporâneos: meio ambiente, organização social, cultura popular.
Elvis e Lola
Elvis e Lola são um coelho e uma coelha muito diferentes um do outro, mas mesmo assim constroem uma linda história. Ao irem descobrindo que podem existir novos gostos e hábitos vão ampliando seus horizontes e modo de vida.
Sugestões aos educadores e mediadores de leitura
Faixa etária: a partir dos 8 anos
Trabalho interdisciplinar: Sociologia / Geografia
Indicação: Ensino Fundamental I
Assuntos: Respeito às diferenças, amizades, auto-estima
Temas contemporâneos: afetividade, diversidade
Cabelo ruim?
Esta é a história da amizade entre três meninas negras que enfrentam as manifestações preconceituosas com relação ao seu cabelo crespo e vão, aos poucos, aprendendo a aceitá-lo, a brincar com ele e amá-lo do jeito que é.
Assim surgem novos penteados e com eles também novas formas de ver a si e ao outro, coragem e ousadia para fazer e ser diferente.
Sugestões aos educadores e mediadores de leitura
Faixa etária: a partir dos 8 anos
Trabalho interdisciplinar: Sociologia / Filosofia / História
Indicação: Anos finais do Ensino Fund. I e anos iniciais do Ensino Fund. II
Assuntos: respeito à diversidade, racismo, autoestima, beleza, cabelo, cor da pele, autocuidado, relações interpessoais.
Temas contemporâneos: cultura negra, cidadania, bullying, direitos humano.