Azul de fevereiro
Azul de fevereiro é um convite aos diferentes gestos de leitura que meu “olhar superlativo”, diria, lacunar, apaga o autor, aguarda a ouverture da ópera e o prazer (incômodo) da surpresa de cada ato. Algumas leituras são absorvidas pelas cativantes histórias envazadas em narrativas curtas, fluidas e com o ingrediente básico do conto maravilhoso; outras movem sentimentos de irritação, absorvidos pelos variados momentos de tensão entre o espaço e o tempo, as vozes narrativas e o estilo. Tudo perpassado por fina ironia que atinge de imediato o leitor, na exata dose de diversão que só a literatura é capaz de oferecer.
Entre a fantasia e o jogo, os sentidos são arrebatados pelo que lê/observa, pelas surpresas finais e pela forma como o insólito se cola ao real. A brevidade de cada conto é estrutura e essência. É nesse cenário de espelhos identitários, empalidecidos como a formação do arco-íris, que os contos de Eduardo Mahon convidam o leitor a se aproximar do literário, se perder e se achar, mesmo que em pequenos instantes improváveis de sua conturbada vida. No mais, é ler para crer!
O sexofonista
Os narradores com a câmera na mão, dão vida a personagens que vivem histórias comuns com pitadas de maravilhamento. Figuras ficcionais povoam as narrativas: figurantes de uma companhia cinematográfica; um gato cinzento “olhando o céu por uma telha de vidro”; vendedores de versos e sedas; mulheres rebolantes; caminhoneiros; traficantes; um músico de cabaré e outros seres tecidos nos contrapontos da técnica composicional e da polifonia. Como na música, o processo fundador da escrita de Aclyse, é a escuta. Nas variadas possibilidades do jogo com as palavras o leitor é convidado a participar e se divertir com o inusitado das situações criadas, a formatação gráfica e a pluralidade dos sentidos renovados com “os olhos, luas de vidro e sonho de seda”.
Duplex: concurso interno de contos
O que Lorenzo e Fátima oferecem vem acompanhado de dezoito narrativas curtas. Inicialmente, datadas e geografadas, passam a conduzir os dramas individuais e operar o fluxo espontâneo da vida, utilizando-se da linguagem popular. Dessa forma, consegue aliar a vivacidade do mundo e as atitudes cognitivas e práticas com ingredientes que estão na base da oralidade. Narram pelo prazer de contar, manter a memória e dar sentido à existência. A aparente simplicidade funciona como isca, pois em cada momento a estrutura narrativa se modifica, significando não só as transformações leitoras, mas a liberdade criativa e abertura dos espaços de sentidos colocados pelo leitor. A literatura não busca ensinar, pois as maneiras de olhar o mundo, a si mesmo e o outro são insubstituíveis. Lorenzo Falcão e Fátima Sonoda convidam-nos a adentrar um modo de narrar do qual, felizmente, temos exemplos primorosos na produção brasileira. Isso significa que o escritor busca aproximar-se do leitor comum para o qual cada movimento da escritura condensa motivações interiores e razões universais. É uma forma de viver (e de escrever) que se perdeu, mas continua latente pelas singularidades buscadas pelo escritor, como se poderá ver!
Vida e morte Mariana
“Vida e morte Mariana” é uma antologia de poemas escritos entre 2008 e 2018. O poema que dá título ao livro é dedicado às vítimas do rompimento da Barragem de Fundão na cidade de Mariana em 2015. O livro conta também com o poema Troca de Papéis, premiado na Argentina e selecionado para a antologia PORQUE SOY MUJER organizada pelo governo argentino. A obra é um apanhado de várias fases na criação do autor e tem poemas dedicados a lugares, amigos e à música.
A gente era obrigada a ser feliz
Neste novo romance, Eduardo Mahon provoca o leitor a mergulhar na História do Brasil de uma forma inovadora. São cerca de 50 anos de agitação, com eleições e golpes, narrados por um homem singular – Aurélio do Espírito Santo. O negro favelado, que consegue o emprego de cavalariço num quartel, vai guiar a leitura por percepções tão particulares que o Brasil não parecerá o mesmo.
Box Coleções Carandá e Olho D’água
Edição especial que inaugura as Coleções literárias Carandá (prosa) e Olho d’água (poesia), em comemoração aos 20 anos da Carlini & Caniato, editora dedicada, principalmente, à Literatura Brasileira produzida em Mato Grosso.
Os dez primeiros títulos destas Coleções compõem um box, cujas obras abarcam textos de autores mato-grossenses. O objetivo das Coleções é de levar ao público leitor uma amostra consistente da produção contemporânea do Estado, valorizando sua riqueza estética e qualidade literária.
Seguem os títulos e seus respectivos autores:
A musa corrupta
Santiago Villela Marques
Azul de fevereiro
Eduardo Mahon
Barroco branco
Silva Freire
Cuiabanália
Ronaldo de Arruda Castro
Duplex: concurso interno de contos
Fátima Sonoda & Lorenzo Falcão
Passado a limpo
Icléia Rodrigues de Lima
Poemas em torno do chão & Primeiros poemas
Matheus Guménin Barreto
Por imenso gosto
Lucinda Nogueira Persona
O sexofonista
Aclyse Mattos
Viver de véspera
Marília Beatriz
Dona
Dona retrata uma invisibilidade que denuncia a condição da mulher que chegou aos cinquenta anos: madura, segura, mas em totalidade cambiante. Nessa mulher, ao mesmo tempo em que há dor, brota também a consciência da nova existência que vai jogando fora o que é sem graça, desimportante, banal. Ela descobre um novo jeito de encarar o espelho, onde já há marcas nas mãos, e as mãos fazem poesia!
Sabiapoca: ou canção do exílio sem sair de casa
Sabiapoca é um passarinho majestoso em sua vida de cantor e catador de folhinhas e galhos. Sabiapoca curte um reggae, mas também gosta de um sertanejo; é um passarinho apaixonado pela Sabiapoquinha, que vive preocupado com o desmatamento e com a poluição da cidade. Por isso Sabiapoca canta como se estivesse exilado, sem sair de casa, distante daquele sabiá romântico, e com saudade da natureza onde vivia. Seguindo este pequeno aventureiro, topamos a brincadeira com as palavras e imaginamos seu voo, torcendo para que ele consiga voar além da cidade e nos levar juntos no ritmo de sua canção.
Doenças e práticas de cura: o olhar de um naturalista setecentista
A obra traz uma série de contribuições à historiografia. Contém, na íntegra e com nova leitura paleográfica, um importante documento do século XVIII, “Enfermidades endêmicas da capitania de Mato Grosso”, de autoria do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira, sobre a etapa mato-grossense da extraordinária expedição científica que ele chefiou, entre 1783 e 1792, pela Amazônia e parte do Centro-Oeste brasileiro.
A partir das descrições e análises de Rodrigues Ferreira sobre as doenças, epidemias e práticas de cura que encontrou em Mato Grosso, a autora constrói um leque de investigações históricas que ao final convergem na composição de um quadro histórico rico e multifacetado tanto do pensamento científico e da política colonial lusitana no final do XVIII, quanto das patologias, da vida cotidiana e das práticas populares de cura.
Alegria
ALEGRIA é uma narrativa desassossegada de um médico que se desloca para começar uma nova vida em uma cidade isolada na região amazônica. O isolamento é providencial para o narrador que acaba de se separar da mulher. Em Alegria – nome da cidadezinha para a qual o protagonista se desloca – surge um estranho fenômeno: a maciça morte dos peixes e, logo em seguida, o surto suicida dos pacatos habitantes da ilha. O autor propõe um jogo de gato e rato, ao investigar pormenorizadamente quais as possíveis causas do comportamento humano, chegando ao desfecho quase insólito. Tratando a racionalidade com uma boa dose de desprezo, ALEGRIA tem dupla edição: sai com o selo da Carlini e Caniato e da Sulina que se juntaram para produzir e divulgar o 4º romance de Eduardo Mahon, um carioca que mora e trabalha em Mato Grosso.
Contos Estranhos / Weird Tales
São 35 contos em português e inglês e um conto logo. As narrativas curtas privilegiam a vida cerceada pelo cotidiano hostil e quase sempre irrevogável. Na literatura de Mahon, o acontecimento é elevado ao estranhamento, muitas vezes ao absurdo, expandindo-se em desconforto (passageiro), numa linguagem que aprisiona a consagração do instante. Da surpresa ao desconforto, a nova experiência estética reintegra o cotidiano, fazendo dele a singularização do traço humano para deflagrar o impossível pelo desengano, pelo esquecimento, pelo não reconhecimento, pela velhice. Há, inexoravelmente, em Contos estranhos, uma insólita reconciliação com a vida, a partir da (re)configuração de um mundo desprezível.
Pó de Serra
A uma poesia que acusa a presença colonizadora no norte do Mato Grosso, a autora acrescenta uma esfera pessoal de sua experiência de mulher nos trópicos e poeta em formação a partir da aventura dos brasileiros na conquista do Estado. A colonização não surge, então, a partir de um olhar externo, mas do centro da destruição, de onde parte uma consciência que é ao mesmo tempo subjetiva – de um eu –, mas também objetiva– de uma história.