Fragmentos da história cultural de Cáceres e outros fios da memória – Vol. I
R$46,90
A obra Fragmentos da História Cultural de Cáceres (e outros fios da memória), em dois volumes, reúne textos produzidos em temporalidades distintas sobre a cidade de Cáceres, que sob o olhar sensível do escritor e poeta cacerense, Natalino Ferreira Mendes, mesclam acontecimentos passados e presentes, projetando novas significações, novos olhares para a cidade.
A sua obra Fragmentos da História Cultural de Cáceres (e os fios da memória), em dois volumes, transporta para o presente as impressões de um homem sensível e atento à história, às mudanças e ao progresso de Cáceres, inaugurando os primeiros textos que historicizam a sua terra natal

Sobre a organizadora
Olga Maria Castrillon-Mendes (Cáceres-MT, 23/01/1955), é professora e pesquisadora da literatura brasileira. Autora de Taunay viajante: construção imagética de Mato Grosso (Cuiabá: EdUFMT; Cáceres: EdUNEMAT, 2013); Discurso de constituição da fronteira de Mato Grosso (EdUNEMAT, 2017) e Matogrossismo: questionamentos em percursos identitários (Carlini & Caniato, 2020). Possui artigos e ensaios em periódicos e colabora com a Coluna “Num pescar de olhos”, da Revista Literária Pixé.
Sobre o autor
Natalino Ferreira Mendes (1924-2011) era um mato-grossense que escreveu a cidade em prosa e verso, além de possuir uma folha de serviço prestado à educação, ao poder público e à comunidade. O conjunto de sua obra constrói um panorama histórico e sócio-cultural de significativo valor documental e memorialístico, colocando Cáceres no macrossistema de representação nacional e internacional. Foi sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e da Academia Mato-grossense de Letras.
| Peso | 0,340 kg |
|---|---|
| Dimensões | 17 × 24 cm |
| Ano de publicação |
2021 |
| Edição |
1ª |
| ISBN |
978-65-88600-47-4 |
| Páginas |
192 |
Você também pode gostar de…
Matogrossismo: questionamentos em percursos identitários
Produtos relacionados
Enquanto muitos gritam, nós lemos
Inclassificáveis
Gula d’água
Piedade um romance de Jose de Mesquita
Contos escolhidos de Jose de Mesquita
Com Por
Em Com por Aclyse trabalha seus poemas em total união entre composição escrita e musical.
“Contra o sombrio clima do pós-tudo, sua solaridade é bálsamo e antídoto. Seus poemas, porém, não se vazam em formas literárias ou visões de mundo ingênuas: neles, a simplicidade é conquista e construção.” (Antonio Carlos Secchin)
