Antologia de narrativas dos povos indígenas de Mato Grosso

R$42,80

O mosaico apresentado nesta antologia emerge a partir das vivências interculturais e revela aspectos da visão de mundo de povos originários não só sobre a origem de alguns elementos da fauna e da flora, mas também sobre como explicam algumas crenças e certos costumes. É fruto da sensibilidade de se reconhecerem diferenças; na importância de se valorizarem os relatos orais utilizados por povos originários como forma primeira de expressão e preservação cultural; no respeito às línguas originárias e na (inter)relação delas com a língua portuguesa utilizada na sociedade envolvente; no respeito às cosmologias, modos de ser e de bem-viver de cada povo.

Leandro Faustino Polastrini
Graduado em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso e mestre em Estudos de Linguagem (área de concentração: Estudos Literários) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com o tema: Transculturação e identidade na obra de Daniel Munduruku (2011), que foi publicada em livro no formato digital em 2019 pela Editora Fi. Atualmente cursa doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT com a pesquisa Representações, contraposições e poder na literatura indígena brasileira e na literatura indígena colombiana. Está como professor assistente na área de Língua Espanhola no curso de Letras da Unemat – Campus de Alto Araguaia.

Marcelo Manhuari Munduruku

Graduado em Línguas, Artes e Literatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2016), Faculdade Indígena Intercultural, realizou trabalho de pesquisa: Pinturas Corporais do Povo Munduruku (MT): significados e mudanças no patrimônio imaterial indígena. Atualmente, cursa mestrado profissional em Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGECII) na linha de pesquisa: Ensino e Linguagens em Contexto Intercultural. Publicou o livro A Cidade Das Águas Profundas (2013) pela Editora Melhoramento/SP. Também é atuante político-cultural de seu povo com experiências na área da educação e meio ambiente. Vive na Aldeia Nova Munduruku, zona Rural do município de Juara – Mato Grosso, onde exerce a atividade de professor na escola da aldeia.

Peso 0.135 kg
Edição

Ano de publicação

2021

Páginas

96

ISBN

978065-88600-65-8

Avaliações

Não há comentários ainda.

Be the first to review “Antologia de narrativas dos povos indígenas de Mato Grosso”

O seu endereço de e-mail não será publicado.