Prêmio Mato Grosso de Literatura

Três livros vencedores do Prêmio Mato Grosso de Literatura serão lançados nesta quarta-feira (22), em Tangará da Serra. São eles:  “Norte”, de Everton Barbosa, “Não presta pra nada”, de Marta Cocco, e “No chão do Araguaia li meu mundo”, de Irene Severeina Rezende. O evento acontecerá na Biblioteca do Centro Cultural, às 19h30. As três obras foram publicadas pela Carlini e Caniato Editorial.

“Não presta pra nada” é a estreia de Marta Cocco na prosa literária. Os contos são predominantemente dramáticos, alguns com uma pequena pitada de comédia. Há, ao longo das narrativas, a forte presença da figura materna. Com este livro, a autora deu ênfase às mulheres.

Marta é mudou-se para Mato Grosso em 1992. Atualmente leciona Literaturas da Língua Portuguesa na Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Tangará da Serra. É doutora em Letras e Linguística. “Não presta pra nada” é seu décimo livro.

No livro “Norte”, vemos a poesia de Everton Barbosa transitar pela vida de um cuiabano, filho de nordestinos, que busca sua identidade sem esquecer de suas raízes. A obra é composta de 24 poemas, todos eles mostrando este eu-lírico reformular seus valores e identidade herdados por meio da memória dos pais, ressignificando sentidos e costumes através da construção poética.

Everton Almeida Barbosa é filho de nordestinos vindos da região rural da cidade de Pombal, no sertão da Paraíba, para Cuiabá na década de 70. Nasceu em Cuiabá e se especializou em Literatura, desde a graduação e mestrado na Universidade Federal de Mato Grosso, até o doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais, sendo professor de Literatura na Universidade do Estado de Mato Grosso desde 2006.

“Heroína tupinambá/ naveguei o chão do Araguaia, sem bússula”. Assim é um trecho do poema de abertura de “No chão do Araguaia, li meu mundo”, da escritora Irene Severina Rezende. A obra reúne 77 poemas nos quais predominam o canto ao sertão, à vida simples, à natureza e à poesia.

Irene Severina Rezende é doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, pela USP e mestre pela mesma Universidade e na mesma área. É professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Publicou os livros “Prolongamento”, “Páginas rendadas colhidas ao amanhecer” e “O fantástico no contexto sociocultural do século XX: J.J.Veiga” (Brasil) e “Mia Couto” (Moçambique).

As três obras serão vendidas e autografadas por seus autores durante o lançamento.

Serviço

Lançamento de “Norte”, “Não presta pra nada” e “No chão do Araguaia li meu mundo”

Data: Quarta-feira (22)

Local: Biblioteca do Centro Cultural

Horário: 19h30

(Da Assessoria)