Blog, Galeria de Eventos

Três obras vencedoras do Prêmio Mato Grosso de Literatura serão lançadas em Tangará da Serra

Prêmio Mato Grosso de Literatura

Três livros vencedores do Prêmio Mato Grosso de Literatura serão lançados nesta quarta-feira (22), em Tangará da Serra. São eles:  “Norte”, de Everton Barbosa, “Não presta pra nada”, de Marta Cocco, e “No chão do Araguaia li meu mundo”, de Irene Severeina Rezende. O evento acontecerá na Biblioteca do Centro Cultural, às 19h30. As três obras foram publicadas pela Carlini e Caniato Editorial.

“Não presta pra nada” é a estreia de Marta Cocco na prosa literária. Os contos são predominantemente dramáticos, alguns com uma pequena pitada de comédia. Há, ao longo das narrativas, a forte presença da figura materna. Com este livro, a autora deu ênfase às mulheres.

Marta é mudou-se para Mato Grosso em 1992. Atualmente leciona Literaturas da Língua Portuguesa na Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Tangará da Serra. É doutora em Letras e Linguística. “Não presta pra nada” é seu décimo livro.

No livro “Norte”, vemos a poesia de Everton Barbosa transitar pela vida de um cuiabano, filho de nordestinos, que busca sua identidade sem esquecer de suas raízes. A obra é composta de 24 poemas, todos eles mostrando este eu-lírico reformular seus valores e identidade herdados por meio da memória dos pais, ressignificando sentidos e costumes através da construção poética.

Everton Almeida Barbosa é filho de nordestinos vindos da região rural da cidade de Pombal, no sertão da Paraíba, para Cuiabá na década de 70. Nasceu em Cuiabá e se especializou em Literatura, desde a graduação e mestrado na Universidade Federal de Mato Grosso, até o doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais, sendo professor de Literatura na Universidade do Estado de Mato Grosso desde 2006.

“Heroína tupinambá/ naveguei o chão do Araguaia, sem bússula”. Assim é um trecho do poema de abertura de “No chão do Araguaia, li meu mundo”, da escritora Irene Severina Rezende. A obra reúne 77 poemas nos quais predominam o canto ao sertão, à vida simples, à natureza e à poesia.

Irene Severina Rezende é doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, pela USP e mestre pela mesma Universidade e na mesma área. É professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Publicou os livros “Prolongamento”, “Páginas rendadas colhidas ao amanhecer” e “O fantástico no contexto sociocultural do século XX: J.J.Veiga” (Brasil) e “Mia Couto” (Moçambique).

As três obras serão vendidas e autografadas por seus autores durante o lançamento.

Serviço

Lançamento de “Norte”, “Não presta pra nada” e “No chão do Araguaia li meu mundo”

Data: Quarta-feira (22)

Local: Biblioteca do Centro Cultural

Horário: 19h30

(Da Assessoria)

Deixe um comentário