Stéfanie Medeiros O último Verso 4

Em “O último verso”, a jornalista e escritora Stéfanie Medeiros traça um romance de ficção contando a trajetória final do poeta Edmundo Mesquita. A obra, que será publicada pela Carlini e Caniato Editorial, está com o lançamento marcado para o dia 15 de abril, no Sesc Arsenal, às 19h. O evento é aberto ao público.

A história do romance é centrada na figura do poeta Edmundo Mesquita. Desde jovem, o escritor sempre dedicou-se à poesia. Aos 85 anos de idade, com a ajuda de sua esposa, Soraia, conseguiu conquistar o conforto necessário para trabalhar com seus versos sem muitas preocupações. E é assim que passa seus dias: Levanta cedo, toma o café da manhã com a família e tranca-se em seu escritório no segundo andar do número 26 para “fabricar” seus versos.

Stéfanie Medeiros

Sua paz é perturbada quando Soraia descobre que seu melhor amigo, Ramon, está tirando vantagem de sua natureza dócil: Encarregado de cuidar da edição especial de um dos livros de Edmundo, Ramon sentiu-se a vontade para pegar os direitos autorais para si. Agora, Edmundo terá que resolver o conflito entre seu melhor amigo e sua esposa, sem distrair-se de sua tarefa mais importante: Terminar seu último livro.

“O último verso”, com toques de imaginação, costura a trajetória de um escritor mais velho, dócil e talentoso em meio aos conflitos de suas relações familiares e sua vontade férrea de não deixar a poesia de lado.

“A leitura do livro é leve e fluida, no entanto, escava sugestivamente a psicologia do protagonista Edmundo no seu fechado universo familiar, contando com a presença de um único amigo, Ramon, num rápido processo de envelhecimento – tema que é tratado com cuidado e verdade. Também induz o leitor a perceber o contraste entre a aura encantada do mito que envolve um artista imortal e seu lado humano, inseguro, frágil e falível”, escreveu a doutora em educação e escritora Cristina Campos.

“O último verso” é uma das dez obras vencedoras do Prêmio Mato Grosso de Literatura. O lançamento coletivo, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), está marcado para o começo de abril. Na ocasião, estarão presentes, além dos dez escritores premiados, o governador do Estado, Pedro Taques, e o secretário de cultura, Leandro Carvalho.

Sobre a autora

Stéfanie Medeiros, 24 anos, é formada em jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso. Publicou seu primeiro livro, “Borboletas infinitas de coração imperfeito”, em 2014. Em 2015, ganhou o prêmio Poetize, concurso nacional dos novos poetas. No mesmo ano, foi uma das vencedoras do Prêmio Mato Grosso de Literatura. “O último verso” é seu primeiro romance.

Serviço

Lançamento do livro “O último verso”
Data: Sexta-feira, 15 de abril
Local: Choperia do Sesc Arsenal
Horário: 19h
Endereço: Rua Cônego Pereira Mendes, 228 – Dom Aquino, Cuiabá – MT.

Você pode confirmar sua presença no evento clicando AQUI.

(Da Assessoria)