CAPA So Frente De moto pelas Americas (1)

“Para conhecer um país é preciso viajar junto à população, empenhada no seu dia a dia”. A frase é de John Coningham, autor do livro “De moto pelas Américas…na contramão…”, publicado pela Carlini e Caniato Editorial. A obra relata as viagens de Coningham pelo continente nos anos 60.

Nascido em São Paulo, Coningham, que atualmente reside em Chapada dos Guimarães (Mato Grosso), é uma daquelas pessoas que parecem viver mil vidas em uma. Dentre suas aventuras, podemos citar: navegação marítima em Santos, Exército em Mato Grosso, armas e munições nos Estados Unidos, agropecuária em São Paulo e no Pantanal, construção de pontes na Rodovia Transamazônica, ensino de línguas em Corumbá, Belém e Campinas e uma viagem de motocicleta através da América Latina.

John Coningham - escritor

De moto pelas Américas…na contramão…” foi lançado em 2014 e já está em sua segunda reimpressão. Sobre as histórias de sua viagem, o autor disse: “Se eu tivesse conseguido juntar dinheiro suficiente para me servir dos costumeiros hotéis e restaurantes – o que não aconteceu devido à desvalorização da moeda com a construção de Brasília, inaugurada naqueles dias – eu teria perdido de conhecer toda aquela gente amiga e prestimosa, de fazendeiros a índios, policiais, bombeiros, ferroviários, aeroviários, caminhoneiros e simples cidadãos; enfim, a alma das nossa nações vizinhas e irmãs com suas características. Isso me permitiu uma proximidade e compreensão mormente inatingíveis através do isolamento turístico”.

Coningham também é guia turístico no Pantanal. Falou sobre suas experiências em entrevista no Programa do Jô. Veja os vídeos clicando nos links: Parte 1 e Parte 2.

Outras obras do autor:

“Celina – de toda parte vieram, para morrer.” – Em português

“O laboratório Balístico” – Em português

“Bodoquena”- Uma odisseia do Pantanal  – Em português e inglês

“A Ponte sobre o Tuerê” – Em português, inglês e alemão

“O Delegado de Canarana-do-Caapiguara”   Em português

“Pantanal: contos de um guia” – Em português e inglês

“Walking the jungle” – Em inglês

(Da Assessoria)