Pox_em_40

  (Foto: Poxoréu nos anos 40)

Depois de cinco anos de pesquisa, reunindo documentos e entrevistas, o professor Gaudêncio Amorim lança neste primeiro semestre de 2016 o livro “Prefeitos de Poxoréu: Biografias”. A obra, publicada pela Carlini e Caniato Editorial, descreve a vida política daqueles que representaram o Poder Executivo no município no período entre 1930 e 2014.

Nascido em Poxoréu em 1966, o autor conta que seu trabalho de pesquisa começou a partir da morte de Jurandir da Cruz Xavier, em 2010. “Fui motivado pelas intenções de Jurandir da Cruz Xavier, autor do Livro ‘Poxoréu e o Garças’, que tinha como objetivo escrever a história política de Poxoréu. Esta menção faço logo na apresentação do livro”, disse Amorim.

Segundo ele, a obra também tem como objetivo, além de organizar as biografias em questão, de prover uma gama de informações para subsidiar pesquisas, tratados e construções literárias. “A obra é um baú de informações eleitorais riquíssimas, com minúcias e detalhes da vida dos prefeitos de Poxoréu. A edição deste livro projeta estas personalidades para os portais da história numa moldura social, dando a tais histórias um caráter de consciência coletiva capaz de atingir as gerações do presente e do futuro”, comentou o professor.

“Prefeitos de Poxoréu: Biografias” é um dos dez vencedores do Prêmio Mato Grosso de Literatura. O lançamento está marcado para abril, em cerimônia oficial promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Na ocasião, estarão presentes, além dos dez escritores premiados, o governador do Estado, Pedro Taques, e o secretário de cultura, Leandro Carvalho.

Captura de Tela 2016-02-19 às 12.13.08

De acordo com Amorim, após este evento, a obra também será lançada em Poxoréu, Primavera do Leste e Rondonópolis. “Este prêmio é providencial para promover a arte e a cultura como inclusão social do território mato-grossense. A meu ver, é uma atitude de responsabilidade social para com a democratização dos incentivos fiscais e financeiros e o compromisso com a cultura”, afirmou o professor.

Sobre o autor

Gaudêncio Amorim é formado em pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e em gestão pública pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Começou a escrever no período de escola, quando era incentivado pelos professores a esboçar pequenos textos poéticos. “Assim, toda a minha vida, desde muito jovem, foi sempre criando textos, principalmente textos poéticos”, contou.

O professor também é membro do Conselho Municipal de Cultura de Poxoréu e do Instituto Histórico e Geográfico de Poxoréu. É autor de “Saudades e Melancolias” (1987), em parceria com os poetas Izaias Resplandes e Kautuzum Araújo Coutinho, “Linhas Históricas de Poxoréu” (2001) e “Antologia Poética” como organizador (2002), além de dezenas de artigos publicados em revistas e jornais.

(Da Assessoria)