Relatório Comissão Rondon 1

Acontece nesta quarta-feira (24) a inauguração do Complexo Turístico e Histórico de Mimoso, o Memorial Rondon. A cerimônia será às 8 horas, no distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger, como parte das comemorações pelos 150 anos do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Na ocasião, será lançado o primeiro volume dos relatórios da produção científica da Comissão Rondon, publicado pela Carlini e Caniato Editorial.

“Rondon viveu muitas vidas numa mesma vida, sendo pioneiro em diversas áreas do conhecimento. Foi ele quem primeiro apelou ao País para que respeitasse sua população original, especialmente as Forças Armadas, que passaram a dedicar suas vidas à salvação dos povos indígenas. Foi ele, com suas equipes formadas pelos mais destacados profissionais da época, quem estabeleceu as diretrizes que, por décadas, orientaram as políticas indigenistas do País. Mas a principal inovação de Rondon, segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, foi o estabelecimento do direito à diferença. Darcy o considerava o principal humanista brasileiro”, disse o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho.

Relatórios da Comissão Rondon

Relatório Comissão Rondon 2

Entre as publicações lançadas durante a inauguração do Memorial Rondon, está o primeiro volume dos relatórios da produção científica da Comissão Rondon. O livro, publicada pela Carlini e Caniato Editorial, parte de um projeto de resgate de 86 relatórios, dos 110 produzidos em décadas de trabalho.

A obra disponibiliza ao público os estudos e pesquisas desenvolvidos e comandados por Rondon e que foram publicados entre a primeira década do século XX até a década de 1950.

As publicações originais, raras e de difícil localização, foram encontradas pelos pesquisadores na Universidade Federal de Mato Grosso, Arquivo Público do Estado, Casa Barão de Melgaço, Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça e acervos particulares.

O material digitalizado foi reunido em um livro explicativo, apresentando a trajetória de Cândido Mariano da Silva Rondon, sua capacidade de liderança e preocupação científica e cultural.

Neste primeiro relatório, produzido em 1907, mostra-se a criação da Comissão, com suas estratégias e táticas, os trabalhos inaugurais de campo, a rota inicial e os objetivos. A publicação, com conteúdo raro, agora se torna fonte de pesquisas, preservando não só o conteúdo, mas também a grafia e estética da obra original. 

O documento também está disponível para download no site da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. 

Programação

Veja a programação completa da inauguração do Complexo Turístico e Histórico de Mimoso, o Memorial Rondon, clicando AQUI.

(Da Assessoria)