Durante o período escolar, a escolha dos livros de leitura são de grande importância, principalmente na fase de alfabetização. A Carlini e Caniato Editorial, sob o selo Tanta Tinta, preparou uma seleção de obras disponíveis para as crianças adentrarem no mundo da literatura de forma prazerosa, didática e educativa. Confira:

Arco-íris: poemas infantis, de Rosana Caldas

Arco-Iris

A obra contém 27 poemas voltados para o público infanto-juvenil, acompanhados por delicadas e bem humoradas ilustrações exclusivas. Arco-íris é fruto de muita criatividade e sensibilidade da autora, a qual nas páginas deste livro materializa seu desejo em despertar, não somente em suas filhas, mas em todas as crianças o poder de se deixar transportar pela literatura. Os poemas passeiam pelo mundo das cores, dos sonhos e das virtudes, fazendo de sua leitura uma deliciosa brincadeira.

Clique AQUI para adquirir.

Cabelo Ruim?, de Neusa Baptista

Cabelo-Ruim

A história de três meninas aprendendo a se aceitar
A descoberta da beleza própria e a auto-aceitação são o assunto central deste livro. A história da amizade entre três meninas negras e pobres, que enfrentam as manifestações preconceituosas com relação ao seu cabelo crespo e vão, aos poucos, aprendendo a aceita-lo, a brincar com ele e amá-lo do jeito que é. Surgem novos penteados e com eles também novas formas de ver a si e ao outro, coragem e ousadia para fazer e ser diferente.

Clique AQUI para adquirir.

Cigamiguinho, de Neide Silva

Cigamiguinho

Cigamiguinho é filho de Cigarrão e Formiguinha. Ele e seus amigos se envolvem numa missão muito importante para ajudar outros seres deste nosso mundo.

Clique AQUI para adquirir.

Conferência no Cerrado, de Cristina Campos e Durval de França

Conferencia-no-Cerrado

Conferência no Cerrado é uma narrativa infanto-juvenil com temática voltada à questão ambiental. A história, escrita originalmente por Durval de França e recriada por Cristina Campos, tem como protagonistas seres encantados que povoam o imaginário de culturas tradicionais da Baixada Cuiabana: Currupira, Pé de Garrafa, Negrinho D’Água, Mãe do Morro, Tibanaré e Boitatá.

Clique AQUI para adquirir.

Iribi Sabiá, de Neide Silva

Iribi-Sabia

Iribi Sabiá é uma linda ave que precisa da ajuda de um amigo para realizar um sonho.

Clique AQUI para adquirir.

Kuatrin, de Alexandre Tarelow

Kuatrin

Kuatrin é uma obra de ficção, cujo personagem principal foi inspirado na “lenda da cobra grande”. Em uma luta ímpar, este personagem faz de tudo para defender seus ideais e a natureza. É um livro cheio de intrigas e ação, algumas se passam na floresta, outras na cidade. Kuatrin, o personagem que empresta seu nome ao título do livro, trava uma luta de vida ou morte, em que coloca à prova todos os seus dons.

Clique AQUI para adquirir.

O Circo do bagre Zé pelo Pantanal, de Iraci C. Romagnolli Dias

Circo-do-bagre-Ze


“O Circo do bagre Zé pelo Pantanal” é o palco do desfile e aventuras de diversas espécies de peixes do Pantanal num fantástico circo subaquático. Uma forma criativa e delicada de introduzir as crianças neste universo líquido e repleto de formas de vida pouco conhecidas. Águas e fauna, temas tão importantes e discutidos nos dias de hoje. Poemas e ilustrações se complementam e encantam crianças e adultos.

Clique AQUI para adquirir.

Os irmãos ninjas contra o pato de borracha, de Lucas Bussiki

Os-irmaos-ninjas-contra-o-pato-de-borracha

Três garotos ninjas envolvem-se numa aventura contra o maléfico “O Pato de Borracha”. Muita criatividade e emoção permeiam a história escrita por Lucas aos 10 anos de idade. Uma história de criança para criança!

Clique AQUI para adquirir.

Serelepiando com poesias, de Iraci C. Romagnolli Dias

Sarelepiando

São quinze poemas que compõem a obra delicadamente ilustrada por verdadeiras poesias visuais. Os textos falam sobre uma enorme riqueza natural brasileira valorizando a diversidade de sua fauna, flora, biomas e do próprio ser humano, em versos singelos. No entanto permeia também a obra um forte alerta aos cuidados que devemos ter para com esta mesma fabulosa natureza.Clique AQUI para adquirir.

Clique AQUI para adquirir.

Bia, Tata e Ritinha, Neusa Baptista

Bia-Tata-e-Ritinha

Quem já é fã do livro “Cabelo Ruim? A história de três meninas aprendendo a se aceitar” (TantaTinta, 2007) vai rever esta aventura, desta vez em quadrinhos. Quem não as conhece vai conhecer: as meninas Bia, Tatá e Ritinha, que ganharam novas versões pelas mãos do ilustrador André Zan. A história ganha ainda mais vivacidade graças à linguagem ágil e tom cômico dos quadrinhos, facilitando a leitura e convidando a refletir de forma lúdica sobre discriminação racial no Brasil.Clique AQUI para adquirir.

Clique AQUI para adquirir.

Doce de Formiga, de Marta Cocco

Doce-de-Formiga

Quem gosta mais de doces, crianças ou formigas? Ou formigas seriam as crianças devorando as doces poesias de Marta? Doce de Formiga é isso! Parece uma brincadeira, instiga a imaginação, é gostoso de ler e de ver. Alegre, divertido e com muita inteligência atrai crianças e adultos com suas saborosas palavras docemente combinadas por Marta.Clique AQUI para adquirir.

Clique AQUI para adquirir.

Dona Treleleca, Danuza Soares Lenzi 

Dona-Treleleca

Trelelezinho, um simpático potrinho se perde na floresta e sai em busca de sua querida mãe: Dona Treleleca uma potra preta com rabo e crina branca.Em meio a aventura o trava-língua se repete várias vezes podendo ser tema de aprendizado fonético de várias brincadeiras infantis.

Clique AQUI para adquirir.

Conhecendo a Geografia de Mato Grosso, Ivane Inêz Piaia

Conhecendo-a-Geografia-de-MT


A obra para o ensino fundamental, tem a intenção de preencher a lacuna do ensino dirigido ao conhecimento geográfico de nosso Estado. Conhecendo a Geografia de Mato Grosso tem o objetivo de fornecer instrumentos para que o professor do Ensino Fundamental possa trabalhar os conteúdos da Geografia Regional de forma prazerosa e atrativa para os alunos. Produzido segundo a linha de pensamento da Geografia Crítica a qual entende que a organização do espaço geográfico é feita através do trabalho humano, ou seja, é através do trabalho que os homens interagem com o meio, criam e organizam as suas condições de sobrevivência, desenvolvimento material, suas referências pessoais e seus sistemas de valores. O livro tem como fio condutor o diálogo e explicações de uma professora e sua turminha de alunos, complementados por textos explicativos específicos do assunto em questão, exercícios, dicionário técnico de palavras novas ao universo infantil, fragmentos de textos publicados em jornais e revistas, sugestões de atividades para a sala, além de fotos e simpáticas ilustrações produzidas exclusivamente para esta publicação.

Clique AQUI para adquirir.

Cuiabá: 2 Novelas, de Gabriel de Mattos

 

Cuiabá: 2 Novelas é um livro aparentemente inusitado. Tramas e dramas banais enfim não é isso a própria vida?, – cotidianos miúdos – quanto mais humanas, mais literárias as personagens – elaboram uma Cuiabá diluída num passado recente. Meire, de Tardes Mortas, a 1ª novela, acompanha a lentidão das mudanças no cenário da cidade, provavelmente do início dos anos 1Cuiaba-2-novelas980, nas suas próprias ansiedade, angústia e lentidão calorentas. As transformações modernizantes do espaço interiorizam-se e revelam-se no seu próprio corpo. Verão Azul, a 2ª novela, reúne um grupo de personagens que transita por esta mesma Cuiabá em lento movimento. E se pouco ou nada acontece com elas, há ali, no entanto, numa poética suave, o embrião de um rebojo que transformou o tempo e o espaço da cidade.Clique AQUI para adquirir.

Clique AQUI para adquirir.

Uma inesquecível viagem

Uma-inesquecivel-Viagem
Nesta história, Mariana e Manolito aventuram-se numa nova experiência da qual eles nunca mais se esquecerão: vivenciar e conhecer uma outra cultura através do Turismo Rural, que ajuda a manter e resgatar os costumes de um povo, promovendo intercâmbios, despertando a consciência ecológica a fim de estimular a preservação da natureza. Este tipo de turismo procura melhorar a qualidade de vida das comunidades envolvidas, gerando rendas, empregos e diminuindo o êxodo rural, além, é claro, de estimular o prazer de passear por estradinhas de terra, respirar ar puro, ter contato com os animais e com todas as manifestações da natureza e cultura locais, sempre com muito respeito e alegria. Uma viagem inesquecível está dentro das páginas deste livro, dentro de cada cantinho das cidades e vilarejos do interior de nosso país e, mais ainda, dentro dos coraçõezinhos de nossos pequenos viajantes. AQUI para adquirir.

Clique AQUI para adquirir.

(Da Assessoria)