Historiador, ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) e autor de mais de 20 livros. Paulo Pitaluga tem extensa produção, sendo que seu foco principal é a história de Cuiabá e Mato Grosso. Desde 1999, vem coordenando a série Publicações Avulsas, do IHGMT, com 67 títulos publicados, abrangendo reedições de obras, artigos raros e de difícil obtenção. A sua especialização é na história colonial, em especial, no denominado Mato Grosso espanhol dos séculos XVI e XVII.
Pela Carlini e Caniato Editorial, já publicou vários títulos. Destes trabalhos, estão disponíveis para todo o Brasil as seguintes obras: “Cuyaverá – Cuiabá: a lontra brilhante”, “Erros e Mitos na História de Mato Grosso”, “Aleixo Garcia o Homem e Mito”, “Estudo Bibliográfico da História, Geografia e Etnografia de Mato Grosso”, “Índios Xarayés”, “São Gonçalo Velho – povoação cuiabana pioneira” e “Índios Cuyabás”. Saiba mais sobre cada uma delas:
“Cuyaverá – Cuiabá: a lontra brilhante”
Intrigado pelas lendas e estórias que norteiam a origem do nome Cuiabá, o autor mergulha em uma pesquisa histórica e etimológica profunda em busca de fatos, documentos e mapas que comprovem sua origem.
Compre AQUI.
“Erros e Mitos na História de Mato Grosso”
A obra analisa determinados erros na história de Mato Grosso, erros marcantes, alguns dando origem até mesmo a alguns impressionantes mitos, que se mantiveram incólumes e se consolidaram, como se tivessem os fatos realmente acontecidos. Não pretende-se restaurar a história, nem resgatara veracidade de determinados aspectos que foram até hoje contados. Nem tão pouco culpar os historiadores de nosso passado. Esses tiveram o incrível mérito do pioneirismo intelectual e conseguiram construir pouco a pouco, com todas as dificuldades da pesquisa num Mato Grosso isolado e distante, todo o alicerce de nossa monumental historiografia. Apenas queremos mostrar, com atenta pesquisa documental e bibliográfica, acrescida de uma análise crítica, uma história mais realista e mais verdadeira, relatando fatos mais concretos e, principalmente, mostrando personagens no exato tamanho em que realmente se colocaram.
Compre AQUI.
“Aleixo Garcia o Homem e Mito”
Aleixo Garcia foi um soldado/marinheiro e aventureiro a serviço do Império espanhol. Por volta de 1523, quando os portugueses nem mesmo haviam fundado uma única povoação sequer no Brasil recém-descoberto, Garcia realizou a incrível façanha de ter sido o primeiro homem branco, europeu e cristão a expedicionar pelo centro da América do Sul, do litoral atlântico até os contrafortes da cordilheira dos Andes. Foi e não voltou, mas deu notícias e mandou amostras do que encontrou nos Andes.
Compre AQUI.
“Estudo Bibliográfico da História, Geografia e Etnografia de Mato Grosso”
Nesta segunda edição da “Bibliografia mato-grossense” constam as listagens anteriores adensadas com a incorporação de estudos importantíssimos lançados ou dados a conhecer nos últimos 17 anos. São estudos recentes, muitos deles não publicados, disponíveis em bibliotecas universitárias, necessitadas de divulgação, para diminuir o risco de se deixar de lado contribuições bibliográficas valiosíssimas.
Compre AQUI.
“Índios Xarayés”
Doze relatos quinhentistas produzidos por conquistadores espanhóis que adentraram pelo pantanal ou tiveram seguras informações sobre os Xaraiés. que na etno-historiografia mato-grossense, são índios tipicamente do século XVI. Apenas nesse século a história fincou registros confiáveis de contatos efetivos do homem branco, europeu e cristão, com os referidos bárbaros y ynfieles.
Compre AQUI.
“São Gonçalo Velho – povoação cuiabana pioneira”
São Gonçalo Velho é a povoação urbana mais antiga de Mato Grosso e em especial da região do vale do rio Cuiabá, sendo que sua ocupação populacional nunca sofreu qualquer descontinuidade desde 1718. Sua memória histórica e social sempre foi relegada a um segundo plano na historiografia regional, vez que sempre se priorizou as pesquisas e os textos acerca de Cuiabá, as lavras do Sutil por excelência, em detrimento de seus primeiros arranchamentos.
Compre AQUI.
“Índios Cuyabás”
A historiografia mato-grossense é rica em citações acerca dos índios Cuiabás. Autores vêm afirmando e reafirmando a existência dos mesmos, dando subsídios etnológicos, localização geográfica e vínculos étnicos. O fato é que está razoavelmente bem aceita nos meios intelectuais de Mato Grosso, científicos ou não, a existência dos índios Cuiabás e é disto que trata esta obra.
Compre AQUI.
(Da Assessoria)