z

(Foto do livro “Caubóis do Pantanal”, de Izan Petterle)

Mato Grosso é um estado amplo, com uma natureza rica e diversa. Na metade leste, temos o cerrado. A noroeste, pedaços da Floresta Amazônica e, a oeste, o singular Pantanal. É digno de nota a peculiaridade da capital, Cuiabá, e das tradições de outras das cidades. Podemos ver isto e um pouco mais através de cinco livros fotográficos que retratam as belezas do estado.

“Cuiabá: Tradição e Modernidade”, de Rai Reis; “Mato Grosso 360 Graus”, de Flávio André; “Poconé: Terra de Um Povo Pantaneiro”, de Marcos Bergamasco; “Transpantaneira: Passarela de Fauna e Flora”, de Marcos Vergueiro e “Caubóis do Pantanal”, de Izan Petterle estão com 50% de desconto em nosso site.

De acordo com a editora Elaine Caniato, o livro fotográfico também tem um discurso e conta uma história. “Às vezes, isto é proposto pelo próprio fotógrafo, às vezes pela editora. Estes livros são ricos em informações, por isso o cuidado na seleção das fotografias é essencial”, explicou.

Elaine ainda ressalta a importância do tema, da plasticidade e da qualidade de cada uma das fotos selecionadas. Segundo a editora, a qualidade da fotografia determina o tamanho, que por sua vez dá o formato ao livro. “Depois desta seleção, começa a concepção gráfica: se vai ter texto, como as fotografias serão apresentadas, qual será o tamanho, etc”, contou.

Se você ainda não viu nenhum destes trabalhos, eis uma oportunidade: As cinco obras citadas abaixo estão com 50% de desconto no site da Carlini e Caniato Editorial. Conheça um pouco mais sobre cada uma:

“Cuiabá: Tradição e Modernidade”, de Rai Reis

Tradicao-e-Modernidade

Todo o charme e encanto dessa capital foram cuidadosamente registrados pelas lentes do fotógrafo Rai Reis que, durante muitos anos, vem exercendo com maestria essa atividade, mesclando e compondo cores, natureza e atividade humana. Rai nos presenteia com imagens belíssimas e tocantes desta cidade acolhedora e alegre.

Veja mais AQUI.

“Mato Grosso 360 Graus”, de Flávio André

Mato-Grosso-360-Graus

Este é o primeiro livro de fotos panorâmicas em 360° da América Latina e o primeiro do gênero feito em, e sobre Mato Grosso, com fotos de todo o estado. “Mato Grosso 360”, do fotógrafo Flávio André de Souza, traz um combinado de 62 fotos panorâmicas dos quatro biomas – Pantanal, Cerrado, Araguaia e Amazônia.

Veja mais AQUI.

“Poconé: Terra de Um Povo Pantaneiro”, de Marcos Bergamasco

Pocone

A obra fotográfica com legendas e textos bilingues enaltece Poconé, município mato-grossente porta de entrada para o Pantanal com paisagens e manifestações culturais de imensa riqueza. Bergamasco as captura com paixão, exaltando cores e formas da exuberante natureza, festas de santo, e a famosa Cavalhada de Poconé, forte por sua tradição e de beleza plástica e cênica

Veja mais AQUI.

“Transpantaneira: Passarela de Fauna e Flora”, de Marcos Vergueiro

Transpantaneira

A obra apresenta fotografias de Marcos Vergueiro em seu ensaio pela rodovia Transpantaneira, uma rodovia-parque singular, que corta em seus 145 km uma planície que permanece submersa à água da “cheia” durante pelo menos quatro meses do ano, período em que, a fauna se dispersa, e a flora encanta. Assim como o vai e vem das águas do pantanal fauna e flora se revezam nesta passarela natural.

Veja mais AQUI.

“Caubóis do Pantanal”, de Izan Petterle

teste-quadrado

A obra em edição bilíngüe é composta por fotos de Izan Petterle e pelo texto do jornalista Evarismo E. de Miranda, distribuídos ao longo de 112 páginas. Sobre a obra, Ronaldo Ribeiro, Editor National Geographic Brasil, disse: “Izan Petterle escolheu a relação entre homens do campo e seus companheiros de lida, os cavalos, como ponto de partida de sua carreira de documentarista, 20 anos atrás. O Pantanal era como o quintal de sua casa, na vizinha Chapada dos Guimarães. Retratar a rotina dessa brava gente foi algo tão espontâneo para ele quanto o ciclo das águas na planície. As imagens vigorosas que Izan buscou em fazendas, ranchos e pastagens atestam que o Pantanal é também o cenário da preservação de uma cultura. Tão valiosa, única e tipicamente brasileira quanto a paisagem que a hospeda.”

Observação: Os outros livros fotográficos disponíveis no site também estão com desconto. Para ver o catálogo, clique AQUI. 

(Da Assessoria)