image description

O livro “Uma Devassa nas Minas: imigração e moralidade na fronteira mais remota da colônia Mato Grosso, 1785”, da historiadora Maria Amélia Assis Alves Crivelente, foi lançado em Portugal em 2006. Para os que ainda não conhecem a obra, ela está disponível na sede da Carlini e Caniato Editorial.

Primeiro livro da editora cuiabana lançada no exterior, “Uma Devassa nas Minas” analisa o complexo universo surgido em Mato Grosso do século XVIII com as relações entre negros, índios e os portugueses naturais da região do Minho, norte de Portugal, que eram maioria entre os que desembarcaram no Estado.

Debruçando-se sobre a época da corrida pelo ouro, a obra revela espaços recônditos do sertão brasileiro, onde nascem aldeias e vilas. Mas o principal espaço revelado é do imaginário popular, onde o ouro exerce fascínio, gera miragens ambiciosas e pequenos fantasmas.

Como se constituía essa sociedade? Em que âmbito se davam suas relações interpessoais e como nasceu tão miscigenada população? As respostas podem ser encontradas em um farto e rico acervo documental sobre o cotidiano mais íntimo das famílias que se constituíram como mato-grossenses e os caminhos que percorreram.

Sobre a autora

Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso, Maria Amélia foi autora da pesquisa “Casamentos de escravos africanos em Mato Grosso: Chapada dos Guimarães, um estudo de caso. 1798-1830”. Também já publicou diversos artigos sobre Mato Grosso colonial em Portugal, pela Universidade de Coimbra, e na Espanha, pela Asociación de Demografía Histórica

É doutora pela Universidade do Porto (Portugal), onde pesquisou o processo emigratório/imigratório da região do alto e baixo Minho para as Minas de Mato Grosso, no século XVIII. Foi a coordenadora da primeira feira literária de Chapada dos Guimarães em 2016.

Onde achar “Uma Devassa nas Minas”

Você pode adquirir o livro “Uma Devassa nas Minas” na sede da Carlini e Caniato Editorial.

Facebook: Clique AQUI

Email: contato@tantatinta.com.br

Telefone: 65 3023-5714

Endereço: Rua Nossa Senhora de Santana, 139 – sala 3 – Edifício Acará/ Bairro Goiabeira – Cuiabá – Mato Grosso

(Da Assessoria)