Israel Faria

Você sabe quem foi Rolim de Moura? O primeiro conde de Azambuja, 10º Vice-Rei do Brasil e o primeiro governador de Mato Grosso, designado a urbanizar a primeira capital do estado, Vila Bela da Santíssima Trindade, é tema do livro e áudiobook “Origem da Capitania de Mato Grosso, 1748 – 1765”, de Israel de Faria Figueiredo. A obra está atualmente disponível no site da Carlini e Caniato Editorial.

Israel de Faria Figueiredo começou sua carreira como escritor depois de aposentado. Durante o curso de história, conheceu a figura de Rolim de Moura. Ainda com este personagem em mente, Israel decidiu aprofundar ainda mais seus estudos, partindo para o mestrado na Universidade de Brasília (UnB). O tema de sua pesquisa foi o próprio Rolim de Moura e o resultado da sua dissertação, o livro “Origem da Capitania de Mato Grosso 1748 – 1765”, publicada em 2011.

Israel Faria 2

Mesmo depois de finalizado o mestrado, a pesquisa não parou. Em busca de informações de ordem pessoal do governador, Israel chegou até a correspondência dos jesuítas, relatórios nos quais os religiosos ofereciam apoio na invasão ao Brasil, liderando os indígenas. Das entrelinhas dos documentos, o escritor conseguiu extrair as angústias e as impressões do nobre português sobre a colonização, administração e convivência com o povo no sertão brasileiro, mais especificamente de Mato Grosso.

A obra é, então, baseada em correspondências oficiais enviadas a Lisboa, além do famoso diário escrito por Rolim de Moura, desde sua saída de São Paulo até as minas do Cuiabá. O livro apresenta a luta, por vezes épica, do primeiro governador de Mato Grosso na implantação da capitania, criada em 1748 por decreto real.

Com o objetivo de colocar seu livro a alcance de todos, o historiador Israel também inovou em gravar um CD de áudio com a narração da obra, nas vozes do jornalista Elias Neto e da cantora Paula dos Anjos.

Você pode adquirir o livro clicando AQUI  e o áudiobook clicando AQUI. 

(Da Assessoria)