Blog, Galeria de Eventos

Secretaria de Cultura lança plataforma para divulgar e armazenar dados culturais

Captura de Tela 2016-03-15 às 18.58.12

A Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT) está com uma novidade: O “Mapas Culturais”. Trata-se de uma plataforma, acessível por meio de um site, onde você encontra agenda de eventos, editais, agentes culturais, projetos e mais. Os agentes culturais, individuais ou coletivos, podem cadastrar-se na plataforma, com o objetivo de formar uma rede de dados. Estas mesmas pessoas podem inserir no site seus eventos e atividades relacionados à cultura. O lançamento oficial será neste sábado (19), em Vila Bela da Santíssima Trindade.

Para entender melhor:

Mapas Culturais é um software livre para mapeamento colaborativo da cultura. O sistema é alimentado tanto pela Secretaria de Cultura, que insere na plataforma informações sobre os equipamentos culturais, programações oficiais, editais, e outros, como pela população em geral, que se cadastra como agente de cultura (individual ou coletivo) e pode divulgar suas próprias programações. Esta ferramenta incorpora nos processos públicos as lógicas do software livre, da colaboração, da descentralização, do uso de dados abertos e da transparência. Além disso, fortalece o Plano Nacional e Estadual de Cultura, contribuindo para o seu cumprimento e acompanhamento de algumas de suas metas.

No Mapas Culturais, você acha:

Eventos: Veja a agenda de eventos culturais da sua cidade. Como usuário cadastrado você pode incluir seus eventos no Mato Grosso Mapa Cultural e divulgá-los gratuitamente.

Agentes: Você pode colaborar com a gestão da cultura do seu Estado e cidade com suas próprias informações preenchendo seu perfil de agente cultural. Neste espaço estão registrados artistas, gestores e produtores, uma rede de atores envolvidos na cena cultural mato-grossense. Você pode cadastrar um ou mais agentes (grupos, coletivos, bandas, empresas, instituições etc.), além de associar ao seu perfil eventos e espaços culturais com divulgação gratuita.

Espaços: Encontre espaços e equipamentos culturais de Mato Grosso incluídos na plataforma. Edificação, estrutura física ou área pública ou privada utilizada para o desenvolvimento de atividades culturais. Também bens imóveis e moveis que contenham valor arquitetônico histórico.

Projetos: Reúne projetos culturais ou agrupa eventos de todos os tipos. Neste espaço você encontra leis de fomento, mostras, convocatórias e editais criados pela SEC-MT, além de diversas iniciativas cadastradas pelos usuários da plataforma. Cadastre-se e divulgue seus projetos.

Para acessar a plataforma Mapas Culturais, clique AQUI.

Deixe um comentário