Capa Dicionario Historico de MT

Publicado pela Carlini e Caniato Editorial em 2011, o “Dicionário de História de Mato Grosso – período colonial” é destinado ao público em geral, aos pesquisadores, professores, estudantes dos ensinos superior, médio e fundamental. A obra está disponível para todo o Brasil no site da editora.

“Dicionário de História de Mato Grosso – período colonial” tem um caráter didático e apresenta a história da região que abrangia os atuais estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia e fazia limite com os domínios hispânicos, destacando acontecimentos e personagens, nem sempre conhecidos, que entram em cena nas linhas de um verbete ou outro.

Na esteira e com base nos dicionários históricos publicados no Brasil nos últimos anos, este também está organizado em verbetes, em ordem alfabética, com temas diversos baseados em pesquisas teóricas, bibliográficas e documentais.

Ao final de cada verbete foi indicada a referência bibliográfica, as fontes impressas e manuscritas. Colaboraram doze profissionais (especialistas, mestres e doutores) que atuam em instituições de ensino e pesquisa do Estado de Mato Grosso e fora dele (veja a lista completa abaixo).

Onde comprar

“Dicionário de História de Mato Grosso – período colonial” está disponível no site da Carlini e Caniato Editorial. Clique AQUI para acessar.

Autores

Danilo Monlevade
Graduado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Divino Marcos de Sena

Mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados. Graduado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus Corumbá). Professor do Curso de Graduação em História da UFMS (Campus Corumbá).

Elmar Figueiredo Arruda

Mestre em História pela PUC/SP. Professor substituto na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Gilian Evaristo França da Silva

Doutorando em História pela Universidade Federal do Paraná.  Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) em Cuiabá.

Hilário Noriyuki Teruya Júnior

Graduado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso. Profissional da Secretaria de Educação de Mato Grosso.

Leilla Borges de Lacerda

Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora da Rede Estadual de Ensino.

Leny Caselli Anzai

Doutora em História pela Universidade de Brasília. Professora no Curso de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso.

Luis Claudio Pereira Symanski

Doutor em Antropologia pela Universidade da Flórida. Mestre em História. Arqueólogo. Professor no Curso de Graduação e Mestrado em Antropologia da Universidade Federal do Paraná.

Nauk Maria de Jesus

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora do Curso de Graduação e de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados.

Paulo Roberto Cimó Queiroz

Doutor em História pela Universidade de São Paulo. Professor do Curso de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados.

Suelme Evangelista Fernandes

Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professor da Rede Estadual de Ensino, atualmente atuando na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso.

Thereza Martha Borges Presotti

Doutora em História pela Universidade de Brasília. Professora do Curso de Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso.

Vanda da Silva

Doutoranda em História pela Universidade Federal da Grande Dourados. Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso. Historiadora do Arquivo Público de Mato Grosso e professora da rede estadual de ensino.

(Da Assessoria)