Com o objetivo de revitalizar a língua Chiquitana, bem como preservar o idioma, as professoras Aurea Cavalcante Santana e Ema Marta Ducke realizam há 13 anos diversas ações com este propósito. Em 2016, as acadêmicas uniram-se com a Carlini e Caniato Editorial para desenvolver o projeto “Sanitia’a Mastakarch”, ou, em português, “Língua Bonita”. Eis do que se trata: Um livro com textos e ilustrações de autoria dos próprios Chiquitanos.

Para dar início ao projeto, a Carlini e Caniato Editorial trouxe a ilustradora Vanessa Prezoto direto de São Paulo para a comunidade Chiquitana em Mato Grosso. Vanessa é formada em design gráfico na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Trabalhou em agências e estúdios de design por vários anos. Atualmente, está focada no mercado editorial, com a ilustração de livros e capas.

Durante o final de semana (18 e 19 de setembro), Prezoto ministrou dois dias de oficinas com técnicas de desenho. “As oficinas eram bem direcionadas para as técnicas, de forma que eles pudessem desenvolver as ilustrações para o livro com o que aprenderam. Primeiro, nós treinamos o desenho com lápis grafite e, depois, com tinta acrílica e giz sobre papel”, contou Vanessa.

De acordo com a ilustradora, os alunos tinham entre 13 e 22 anos, mas também participaram professores da comunidade. “Foi muito interessante ver como os adolescentes, que nunca tiveram aulas de desenho, se soltaram nas atividades. Todos testaram as técnicas com muita liberdade, sem medo de errar na cor, luz, sombra. Há muito potencial nos alunos”, contou Vanessa.

Segundo a professora Aurea, uma das coordenadoras do projeto, a oficina de técnicas de desenho tem como propósito instrumentalizar os Chiquitanos. “O livro que será editado não é exatamente didático, mas faz parte de um projeto maior de revitalização da língua Chiquitana”, explicou.

Dentre outras ações desenvolvidas por Aurea e Ema, estão: estudo da língua, descrição fonética e fonológica, estabelecimento de uma ortografia, bem como a realização de atividades com professores nas comunidades Chiquitanas.

A obra “Sanitia’a Mastakarch”, que deverá ficar pronta em 2017, será editada pela Carlini e Caniato Editorial e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Veja abaixo algumas fotos da oficina ministrada por Vanessa Prezoto (Crédito das imagens: Aurea Cavalcante Santana):

img_0248 img_0214 img_0179 img_0175 img_0155 img_0154 img_0152 img_0150 img_0149 img_0148 img_0112 img_0110 img_0104

Carlini e Caniato Editorial

Facebook: Clique AQUI

Email: contato@tantatinta.com.br

Telefone: 65 3023-5714

Endereço: Rua Nossa Senhora de Santana, 139 – sala 3 – Edifício Acará/ Bairro Goiabeira – Cuiabá – Mato Grosso

(Da Assessoria)