O sexofonista
Os narradores com a câmera na mão, dão vida a personagens que vivem histórias comuns com pitadas de maravilhamento. Figuras ficcionais povoam as narrativas: figurantes de uma companhia cinematográfica; um gato cinzento “olhando o céu por uma telha de vidro”; vendedores de versos e sedas; mulheres rebolantes; caminhoneiros; traficantes; um músico de cabaré e outros seres tecidos nos contrapontos da técnica composicional e da polifonia. Como na música, o processo fundador da escrita de Aclyse, é a escuta. Nas variadas possibilidades do jogo com as palavras o leitor é convidado a participar e se divertir com o inusitado das situações criadas, a formatação gráfica e a pluralidade dos sentidos renovados com “os olhos, luas de vidro e sonho de seda”.
Duplex: concurso interno de contos
O que Lorenzo e Fátima oferecem vem acompanhado de dezoito narrativas curtas. Inicialmente, datadas e geografadas, passam a conduzir os dramas individuais e operar o fluxo espontâneo da vida, utilizando-se da linguagem popular. Dessa forma, consegue aliar a vivacidade do mundo e as atitudes cognitivas e práticas com ingredientes que estão na base da oralidade. Narram pelo prazer de contar, manter a memória e dar sentido à existência. A aparente simplicidade funciona como isca, pois em cada momento a estrutura narrativa se modifica, significando não só as transformações leitoras, mas a liberdade criativa e abertura dos espaços de sentidos colocados pelo leitor. A literatura não busca ensinar, pois as maneiras de olhar o mundo, a si mesmo e o outro são insubstituíveis. Lorenzo Falcão e Fátima Sonoda convidam-nos a adentrar um modo de narrar do qual, felizmente, temos exemplos primorosos na produção brasileira. Isso significa que o escritor busca aproximar-se do leitor comum para o qual cada movimento da escritura condensa motivações interiores e razões universais. É uma forma de viver (e de escrever) que se perdeu, mas continua latente pelas singularidades buscadas pelo escritor, como se poderá ver!
De sequoias e efeméridas
“De Sequoias e Efeméridas” é uma coletânea de contos, concebida através de observações aos vários tipos de comportamentos, conflitos entre gerações e conceitos de tempo e espaço.
Seu ponto de partida é o desconforto. O dilema do velho que quer partir “desta” para viver de suas glórias passadas, a vista grossa dos casais aos fenômenos da natureza humana, casos de pedras preciosas criando divisas e fronteiras, armadilhas de sons e imagens.
Contos Estranhos / Weird Tales
São 35 contos em português e inglês e um conto logo. As narrativas curtas privilegiam a vida cerceada pelo cotidiano hostil e quase sempre irrevogável. Na literatura de Mahon, o acontecimento é elevado ao estranhamento, muitas vezes ao absurdo, expandindo-se em desconforto (passageiro), numa linguagem que aprisiona a consagração do instante. Da surpresa ao desconforto, a nova experiência estética reintegra o cotidiano, fazendo dele a singularização do traço humano para deflagrar o impossível pelo desengano, pelo esquecimento, pelo não reconhecimento, pela velhice. Há, inexoravelmente, em Contos estranhos, uma insólita reconciliação com a vida, a partir da (re)configuração de um mundo desprezível.
Confins
Nos contos narrados neste livro, os confins do Brasil (e do mundo) podem ser todas as cidades e todos os rincões, não importa, todos os lugares são confins. As paisagens, aquelas deixadas no passado, são revividas por personagens nostálgicos, andantes, observadores, perscrutadores. Uns testemunham, outros relatam suas histórias, outros dialogam, displicentes, construindo uma narrativa sem pretensão. Assim, os afetos e as recordações revelam dores e saudades de personagens tímidos, teimosos, valentes, violentos, distraídos ou vingativos que se cruzam em praças, ônibus, fazendas, estradas, barracos. Na dinâmica das narrativas, as pessoas se revelam.
Obscuro-Shi: contos e desencontros em qualquer cidade
“Obscuro-shi” acompanha personagens, em sua maioria, afro-brasileiros e jovens nikkeis em encontros culturais que reúnem desejos e interdições, angústias e potências na liquidez das cidades contemporâneas.
O transitório, o fluxo, a leveza necessária em contato visceral com a paixão, a violência, o desperdício etc.
Me LiterAtura
Histórias de casos de amor que se sufocam em suas próprias ranhuras – o não dito, o não percebido, o não sentido, o pulsar do gosto pelo crime, invariavelmente pelas mãos e poder de sedução de alguém com um sério transtorno de personalidade. Neste sentido, a literatura de Rafaella Elika é pouco afeita a concessões. De qualquer espécie.”
Toada do Esquecido & Sinfonia Eqüestre
A obra reúne dois contos. “Toada do Esquecido” narra a história de um assalto mal sucedido cometido por um grupo de comparsas. Carregando uma fortuna em ouro, dentro de uma Kombi, eles sonham com um futuro de glória e riqueza, enquanto uma realidade torpe e insana os persegue. Em “Sinfonia Eqüestre”, a questão fundiária e a disputa pela posse de terra se confrontam com o sentimentalismo dos personagens. A presença dos cavalos entremeia toda a narrativa.
O Cão sem Penas
O cão sem penas é o terceiro livro de contos de Paulo Sesar. Em suas histórias, a ação é quase sempre interiorizada, pelo uso de recursos como a voz em primeira pessoa e com essa interiorização, a vida se adensa – tanto para o leitor como para a personagem –, porque a vida, na ficção de Paulo Sesar, são principalmente perguntas sobre a vida; e, como toda boa literatura, a destes contos não nos fornece caminhos, propostas ou utopias; ao contrário, atrai-nos por incomodar, a cada página, com as perguntas certas.
Diário de Uma Quase
Diário de uma quase é o segundo livro de contos de Paulo Sesar. Os contos descrevem personagens contemporâneos com sensações incômodas e, talvez, deslocadas de uma galeria de almas tristes diante das (in)capacidades das relações com as formas estabelecidas de mundo. No entanto, no ponto onde as possíveis experiências ruins e traumáticas ultrapassam o, imaginado, individual e tornam-se coletivas e, de algum modo, belas.
A Japa e Outros Croni-contos Cuiabanos
São 28 textos em prosa, nos quais se apresenta a magnitude da prosa de Silva Freire, um dos grandes nomes da literatura mato-grossense sendo um dos primeiros autores mato-grossenses que voltou sua atenção para o social. O “dialeto cuiabano” de seus personagens é distinto da linguagem do narrador. Este gênero híbrido, é denominado pelo autor como croni-conto-poema.