Semana Sesc Stéfanie Medeiros 3

Na quarta-feira (13), a jornalista e escritora Stéfanie Medeiros participou do evento “Conversa com o escritor”, promovido pela Semana Sesc de Leitura e Literatura 2016.  Na ocasião, a autora conversou com alunos do oitavo e nono ano sobre a escrita. Ainda como parte da programação, Stéfanie lançará seu livro “O último verso” na sexta-feira (15), às 19h, na choperia do Sesc Arsenal.

Confira abaixo o relato da escritora sobre o evento “Conversa com o escritor”:

Semana Sesc Stéfanie Medeiros 1

Semana Sesc de Leitura e Literatura 2016. Primeiro, testamos o som. “Será que, se você conseguir, pode falar mais alto?”, perguntou o técnico. Garanti que quando tivesse mais gente no salão social, eu conseguiria projetar a voz. Ele pareceu cético, mas falou que tudo bem. Então, os alunos começaram a entrar. Um por um, sorrindo, conversando, cutucando uns aos outros, lançando olhares tímidos em minha direção. Quem estava mais acanhado, eu ou eles? Difícil dizer.

Aos poucos, os estudantes (de 13 a 14 anos) acomodaram-se nas arquibancadas que o Sesc havia montado no local. Evelise Parron, uma das organizadoras do evento, explicou o que iria acontecer. Primeiro, eu falaria sobre o livro “O último verso”. Depois, os alunos poderiam fazer perguntas. Logo em seguida, alguns exemplares da obra seriam sorteadas. Por algum motivo, Evelise e a professora Cristina Campos, que seria a mediadora da conversa, estavam preocupadas com a parte das perguntas. Fiquei preocupada também.

Doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP), escritora e também quem revisou “O último verso”, Cristina Campos me apresentou aos alunos. Ela falou um pouco sobre o livro também. Então Cristina colocou o microfone no colo e me olhou. Era minha vez de falar. Levantei, fiquei de frente para os alunos. O que eu ia falar? Talvez eu devesse começar a escrever as coisas que eu tenho que dizer nessas situações. Peguei o microfone e aquele momento mágico que sempre acontece, aconteceu: Acabou o nervosismo e eu comecei a falar, falar, falar.

Olá, meu nome é Stéfanie, esse é meu livro. Ele conta a história do Edmundo Mesquita, um poeta no fim da vida que passa os dias de forma isolada, etc. Duas coisas me fizeram rir nessa hora: 1) Agora eu e todo mundo na sala falávamos desse tal de Edmundo Mesquita como se ele fosse uma pessoa real e não alguém que eu inventei; 2) É impressionante como eu nunca explico a história do livro na ordem certa. Depois dessa fala, veio aquele momento de silêncio. “Alguém tem alguma pergunta?”. Olhei esperançosa para aquela platéia jovem e tímida. Uma das meninas levantou a mão. Fez uma pergunta.

Semana Sesc Stéfanie Medeiros 4

Respondi a pergunta e, enquanto falava, uma outra menina me entregou um papel dobrado. Outra pergunta. E depois mais outra. Uma terceira, quarta, quinta.  Foram mais de vinte perguntas. Avisaram-me que faltava apenas 10 minutos para o evento acabar e eu ainda com a mão cheia de papéis dobrados. Respondi mais rápido, não queria deixar nenhuma para trás.

“Que tipo de perguntas?”, você indaga. Foram várias: Como eu comecei a escrever? Alguém me incentivou? Por que eu quis escrever? Em quem em me inspirei? Qual livro me fez gostar de ler? Eu uso material de apoio quando escrevo um livro? Eu escrevo com o coração? Com emoção? Como é minha rotina? Conta mais sobre o Manoel de Barros? E tantas, tantas outras.

Semana Sesc Stéfanie Medeiros 2

Fizemos o sorteio, assinei os livros, tiramos fotos. Sai do evento sorrindo. Meu medo quando entrei naquele salão era que os alunos não fossem ter interesse nenhum. Por que a gente continua subestimando os adolescentes? Não foi, afinal, nessa idade que tudo começou? Definitivamente, falta de interesse não é o problema. Não foi quando eu tinha essa idade e não parece ser agora. Mais livros, mais leitores, mais escritores, por favor!

Stéfanie Medeiros

Lançamento do livro “O último verso”

Em “O último verso”, a jornalista e escritora Stéfanie Medeiros traça um romance de ficção contando a trajetória final do poeta Edmundo Mesquita. A obra, que será publicada pela Carlini e Caniato Editorial, está com o lançamento marcado para o dia 15 de abril, no Sesc Arsenal, às 19h. O evento é aberto ao público.

Sinopse

A história do romance é centrada na figura do poeta Edmundo Mesquita. Desde jovem, o escritor sempre dedicou-se à poesia. Aos 85 anos de idade, com a ajuda de sua esposa, Soraia, conseguiu conquistar o conforto necessário para trabalhar com seus versos sem muitas preocupações. E é assim que passa seus dias: Levanta cedo, toma o café da manhã com a família e tranca-se em seu escritório no segundo andar do número 26 para “fabricar” seus versos.

Sua paz é perturbada quando Soraia descobre que seu melhor amigo, Ramon, está tirando vantagem de sua natureza dócil: Encarregado de cuidar da edição especial de um dos livros de Edmundo, Ramon sentiu-se a vontade para pegar os direitos autorais para si. Agora, Edmundo terá que resolver o conflito entre seu melhor amigo e sua esposa, sem distrair-se de sua tarefa mais importante: Terminar seu último livro.

“O último verso” é uma das dez obras vencedoras do Prêmio Mato Grosso de Literatura, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Sobre a autora

Stéfanie Medeiros, 24 anos, é formada em jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso. Publicou seu primeiro livro, “Borboletas infinitas de coração imperfeito”, em 2014. Em 2015, ganhou o prêmio Poetize, concurso nacional dos novos poetas. No mesmo ano, foi uma das vencedoras do Prêmio Mato Grosso de Literatura. “O último verso” é seu primeiro romance.

Stéfanie Medeiros O último Verso 4

Serviço

Lançamento do livro “O último verso”

Data: Sexta-feira, 15 de abril

Local: Choperia do Sesc Arsenal

Horário: 19h

Endereço: Rua Cônego Pereira Mendes, 228 – Dom Aquino, Cuiabá – MT.