Lançados em conjunto em 2013, as obras “Estudo Bibliográfico da História, Geografia e Etnografia de Mato Grosso”; “Aleixo Garcia, O Homem” e “Mito e Erros e Mitos na História de Mato Grosso” estão disponíveis para todo o Brasil no site da Carlini e Caniato Editorial.

“Estudo Bibliográfico da História, Geografia e Etnografia de Mato Grosso” (em co-autoria com Anna Maria Ribeiro F. Moreira da Costa)

Carlini e Caniato Estudo Bibliografico da Historia CAPA 2.indd

Nesta segunda edição da “Bibliografia mato-grossense”, constam as listagens anteriores adensadas com a incorporação de estudos importantes lançados ou dados a conhecer nos últimos 17 anos. São estudos recentes, muitos deles não publicados, disponíveis em bibliotecas universitárias, necessitadas de divulgação, para diminuir o risco de se deixar de lado contribuições bibliográficas valiosíssimas.

Você pode adquirir a obra clicando AQUI.

“Aleixo Garcia, o homem e o mito”

CAPA Aleixo Garcia o Homem e o Mito Carlini e Caniato 138X208.in

Aleixo Garcia foi um soldado/marinheiro e aventureiro a serviço do Império espanhol. Por volta de 1523, quando os portugueses nem mesmo haviam fundado uma única povoação sequer no Brasil recém-descoberto, Garcia realizou a incrível façanha de ter sido o primeiro homem branco, europeu e cristão a expedicionar pelo centro da América do Sul, do litoral atlântico até os contrafortes da cordilheira dos Andes. Foi e não voltou, mas deu notícias e mandou amostras do que encontrou nos Andes.

Você pode adquirir a obra clicando AQUI.

“Mito e Erros e Mitos na História de Mato Grosso”

CAPA Carlini e Caniato Erros e Mitos 138X208.indd

A obra analisa determinados erros na história de Mato Grosso, erros marcantes, alguns dando origem até mesmo a alguns impressionantes mitos, que se mantiveram incólumes e se consolidaram, como se tivessem os fatos realmente acontecidos.

Não pretende-se restaurar a história, nem resgatara veracidade de determinados aspectos que foram até hoje contados. Nem tão pouco culpar os historiadores de nosso passado. Esses tiveram o incrível mérito do pioneirismo intelectual e conseguiram construir pouco a pouco, com todas as dificuldades da pesquisa num Mato Grosso isolado e distante, todo o alicerce de nossa monumental historiografia. Apenas queremos mostrar, com atenta pesquisa documental e bibliográfica, acrescida de uma análise crítica, uma história mais realista e mais verdadeira, relatando fatos mais concretos e, principalmente, mostrando personagens no exato tamanho em que realmente se colocaram.

Você pode adquirir a obra clicando AQUI.

Sobre o autor

Paulo Pitaluga Costa e Silva é historiador, sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e seu ex-Presidente.

Autor de 24 livros já editados acerca da história regional mato-grossense e mais de 60 artigos publicados em revistas especializadas. Desde 1999, vem coordenando a série Publicações Avulsas, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, com 67 títulos publicados, abrangendo re-edições de obras, artigos raros e de difícil obtenção.

A sua especialização é na história colonial, em especial, no denominado Mato Grosso espanhol dos séculos XVI e XVII.