Captura de Tela 2016-08-02 às 16.53.17

Publicada pela Carlini e Caniato Editorial, o lançamento da biografia “Osvaldo Sobrinho: com toda a educação”, escrita pelo jornalista Oscar Ramos Gaspar, já tem data marcada. O evento acontecerá na terça-feira (9), no salão nobre do Sesc Arsenal, às 19h.

“Mais do que um perfil biográfico de uma figura proeminente da história de Mato Grosso dos últimos cinquenta anos, ‘Osvaldo Sobrinho: Com Toda Educação’ é um recorte sobre o panorama socio-econômico desse período, sempre tendo como referência o papel que o biografado desempenhou”, explicou o jornalista.

De acordo com Oscar Ramos, a ideia de escrever uma biografia sobre Osvaldo Sobrinho surgiu através do atual deputado estadual Wilson Santos. Santos é amigo de infância de Oscar Ramos e primo de Osvaldo Sobrinho. “Vários encontros e muitas conversas venceram a resistência inicial de Osvaldo”, contou o autor.

Para esboçar a obra, o jornalista passou três anos trabalhando com a ideia, indo desde a pesquisa (com o auxílio de Luciana Marshall Rocha) até a redação em si. Nesta última etapa, Ramos conta que foram seis meses de dedicação praticamente exclusiva.

“Espero que o livro, que não se arvora a ser mais que uma biografia, seja uma janela, um aceno instigante, para que pesquisadores da academia se dediquem a estudar, nas mais diferentes abordagens, a ocupação do chamado Nortão de Mato Grosso, em especial, e a história da Educação no estado, para ficar em dois temas que certamente renderiam importantes estudos”, explicou o autor. Veja abaixo algumas imagens disponíveis no livro:

Biografia Osvaldo Sobrinho 6 Biografia Osvaldo Sobrinho 5 Biografia Osvaldo Sobrinho 4 Biografia Osvaldo Sobrinho 3 Biografia Osvaldo Sobrinho 2 Biografia Osvaldo Sobrinho 1

Osvaldo Sobrinho

Formado em economia, estudos sociais e direito, Osvaldo Sobrinho começou sua carreira como professor na escola Couto Magalhães, em Várzea Grande. Pouco depois, continuou a carreira na Escola Estadual de Segundo Grau ‘Pedro Celestino’ e na Escola Técnica Federal. Aos 26 anos, assumiu, como titular, a Delegacia Regional de Educação e Cultura de Cuiabá.

Na carreira política, Sobrinho foi eleito deputado estadual em 1978 pela Arena, sendo reeleito em 1982, já pelo PMDB. Elegeu-se novamente em 1986, desta vez para deputado federal constituinte. Foi também secretário estadual de Educação, e no exercício de interinidades, senador e governador.

Sobre o autor

Oscar Ramos Gaspar, 63 anos, nasceu no Paraná. Em 1975, foi transferido para Cuiabá como correspondente do Estadão em Mato Grosso. Atualmente, reside em Campo Grande (Mato Grosso do Sul). Formado em jornalismo, trabalhou como colaborador da revista Veja, do Diário de Cuiabá, dentre outros veículos de comunicação.

Serviço

Lançamento da biografia “Osvaldo Sobrinho: com toda a educação”

Data: Terça-feira, 9 de agosto

Horário: Das 19h às 21h30

Local: Salão nobre do Sesc Arsenal

Endereço: Rua Treze de junho, s/n Centro Sul, Cuiabá – MT.

(Da Assessoria)