“A leitura em cena”, “Leitura e letramento literário – diálogos” e “Leitura e Literatura Infanto-juvenil – redes de sentido”, todas de Rosemar Coenga, são coletâneas de artigos publicado em 2010 pela Carlini & Caniato Editorial. As obras estão disponíveis para todo o Brasil no site da editora.
Os textos refletem sobre a teoria e crítica literária infanto-juvenil, onde o enfoque principal é discutir a análise da produção nos diferentes gêneros e suportes, diagnosticar a situação do ensino da leitura e da literatura e propor alternativas metodológicas.
Nas obras, o leitor terá diferentes reflexões sobre o letramento e novas propostas para o ensino da leitura literária, que se destinam a reformar, fortalecer e ampliar a prática da leitura e da leitura literária que se oferece nos ensinos fundamental e médio.
Apoiado em vários pesquisadores, em especial, Vera Teixeira Aguiar, Maria da Glória Bordini, Marisa Lajolo, Magda Soares e Rildo Cosson, entre outros, o autor afirma que há uma urgência em repensar as práticas adotadas em sala de aula e, através de estudos e reflexões, propor novas abordagens. De acordo com Coenga, uma aula eficiente de leitura deve ter como objetivos despertar o interesse pela leitura, ajudar o leitor a interpretar aquilo que lê e, assim, capacitá-lo para participar da vida em sociedade.
Rosemar Coenga é graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso, especialista em Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira e mestre em Educação, também pela mesma instituição. Atualmente é doutor em Teoria Literária e Literaturas pela Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Recepção e Práticas de Leitura. Autor dos livros “Nos labirintos da memória”; “Leitura e Literatura Infanto-juvenil: redes de sentido”; “Leitura e Letramento Literário: diálogos”.
Atua em cursos de graduação e especialização em Letras e Pedagogia. Trabalha como professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino Médio. Escreve crítica literária para crianças e jovens no Jornal Circuito Mato Grosso e se dedica à pesquisa na área de leitura, literatura infanto-juvenil, letramento literário e formação do leitor, memória e autobiografia.
Onde comprar
“A leitura em cena”: Clique AQUI.
“Leitura e letramento literário – diálogos”: Clique AQUI.
“Leitura e Literatura Infanto-juvenil – redes de sentido”: Clique AQUI.