Carlini e Caniato

Nossas Vozes Nosso Chão: extrativismo lírico v. 3

EXTRATIVISMO LÍRICO é a 3ª publicação da série Antologia poética comentada, idealizada por um grupo de pesquisadores da UNEMAT que tem se dedicado ao estudo da literatura produzida em Mato Grosso. O título da coletânea, “Nossas vozes, nosso chão”, foi escolhido para enfatizar a pluralidade das vozes poéticas que compõem a identidade das diversas culturas que se relacionam no mesmo espaço. O subtítulo, Extrativismo Lírico, traduz a ação desses pesquisadores que buscaram extrair de cada poema selecionado um significado valorativo.

O grupo conta, desde o primeiro volume, com a participação dos professores doutores: Luzia Aparecida Oliva, Marli Walker, Marta Helena Cocco, Paulo Sérgio Marques e Rosana Rodrigues da Silva. A partir do segundo volume, contou com a colaboração do professor Luiz Renato de Souza Pinto e, no terceiro, somaram-se os professores Isaac Newton Ramos, Dante Gatto, Elisângela Pereira de Lima, Célia Domingues Reis e Aclyse de Mattos.

No primeiro volume, os pesquisadores comentaram as produções de cinco poetas contemporâneos que publicam em Mato Grosso: Pedro Casaldáliga, Aclyse Mattos, Marilza Ribeiro, Luciene Carvalho e Lucinda Persona. No segundo, poetas que produziram nas primeiras décadas do século XX: Dom Aquino Corrêa, José de Mesquita, Amélia Verlangieri, Lobivar Matos e Maria de Arruda Müller. O terceiro volume inclui poetas que estão em franca produção, à exceção dos já falecidos Silva Freire e Antonio Sodré. São eles: Ivens Cuiabano Scaff, Wlademir Dias-Pino, João Antonio Neto, Antonio Carlos Lima, Eduardo Mahon, Marli Walker, Santiago Vilela Marques e Marta Cocco. Desses poetas, os três últimos são também pesquisadores da Antologia.

Com esta publicação, buscamos contribuir para o ensino-aprendizagem da poesia de Mato Grosso, especialmente nos meios escolares e universitários. Os pesquisadores desta antologia evidenciam nos comentários analíticos alguns aspectos formais da composição do texto poético, apresentando o poeta e contextualizando o poema, oportunizando, com isso, a compreensão da literatura em sua dimensão artística e cultural.

É importante ressaltar que os comentários analíticos não pretendem encerrar a interpretação do texto literário escolhido, apenas orientar a compreensão para a descoberta das imagens poéticas que sempre se renovam a cada leitura.

Lista de Desejos 0
Abrir Lista de Desejos Continuar Comprando