O apanhador de estrelas
O clã da cutia e suas traquinagens
A obra vai além de histórias sobre animais e suas aventuras, é também uma reflexão acerca da interconexão de todas as formas de vida e a necessidade urgente de preservarmos nosso meio ambiente. A cutia, símbolo de astúcia e adaptabilidade, se torna a protagonista que, com um espírito comunitário, une outros animais para enfrentar os desafios impostos pelo avanço humano. Este livro é um chamado à ação, uma celebração da amizade, da sabedoria da natureza e da importância de lutar por um futuro sustentável.
A obra contém um glossário que pode ser acessado através do link: https://tantatinta.com.br/o-cla-da-cutia/
Sugestões aos educadores e mediadores de leitura
Faixa etária: 8 a 12 anos.
Indicação: 5º ao 8º Ensino Fundamental I e II
Trabalho interdisciplinar: Língua portuguesa / Geografia / Biologia
Assuntos: animais do Cerrado, mudanças climáticas, amizade.
Temas contemporâneos: trabalho colaborativo, ecologia, cultura do campo.
Marmelino e Fragarinha – contam a história do áureo fruto de Delfim Moreira
O avô estrela
Ao descobrir que seu avô desapareceu de casa, um menino se enche de coragem e, junto do seu melhor amigo – um pássaro gigante – viaja por todos os continentes enfrentando desafios em busca de uma resposta para esse enigma. Nessa perigosa jornada cheia de riscos, mas também de amadurecimento, o menino – que aprendeu a falar com os animais e as plantas graças aos segredos presentes nos poemas de Manoel de Barros – se depara com uma incrível descoberta que pode mudar tudo.
Sugestões aos educadores e mediadores de leitura
Faixa etária: 10 a 13 anos.
Indicação: 5º ao 8º Ensino Fundamental I e II
Trabalho interdisciplinar: Língua portuguesa / Psicologia / Geografia / Literatura / Poesia
Assuntos: perdas familiares, amadurecimento, fantasia, poesia – Manoel de Barros
Temas contemporâneos: resiliência, valorização da natureza
A boneca de Rubi
Bartira é uma boneca de vidro que foi abandonada, acidentalmente, pelo casal que a criou.
Sozinha e machucada, ela aprisiona os animais que vivem ao redor de sua casa, em busca de companhia e amizade, porém, por meio de seu erro, aprende valores preciosos.
Sugestões aos educadores e mediadores de leitura
Faixa etária: a partir dos 8 anos.
Trabalho interdisciplinar: Sociologia / História
Indicação: Ensino Fundamental I
Assuntos: solidão, insegurança, amizades, deficiências físicas, pandemia, afetividade, colaboração
Temas contemporâneos: resiliência, apoio emocional, superação, autoestima
O voo de Tilinha
Tilinha é uma menina enjoada para comer; por outro lado, tem curiosidade em experimentar o sabor de coisas diferentes, como, por exemplo, osso para cachorro. Magrinha e interessadíssima em novidades, acaba se envolvendo em uma aventura aérea que a faz entender a importância de uma boa alimentação.
Sugestões aos educadores e mediadores de leitura
Faixa etária: a partir dos 3 anos - leitura mediada.
Indicação: Educação infantil
Assuntos: saúde, educação alimentar, autoestima, passeios com a família e amigos, aventuras.
Temas contemporâneos: alimentação infantil, hábitos saudáveis.
Meu zeloso guardador
Esta é a história de uma menina que tinha muito medo de diversas coisas. Ela parecia estar sempre irritada, desconfiada ou por vezes indiferente ao mundo ao redor. O medo a paralisava. No entanto, em uma noite de muito temor, ela se lembrou de um conselho materno e, ao acreditar na proteção de um anjo, sentiu a liberdade do encorajamento, da paz e da segurança para viver a singela felicidade.
Sugestões aos educadores e mediadores de leitura
Faixa etária: a partir dos 4 anos - leitura mediada
Indicação: Educação infantil
Assuntos: medos, fantasias infantis, fé, superação de conflitos internos
Temas contemporâneos: esperança, religiosidade
Brasinha na terra do Rei Bonzinho
Brasinha é uma coruja-buraqueira, curiosa e sábia, que quer voar longe para conhecer lugares e bichos diferentes.
Porém, logo em sua primeira aventura, encontra algo estranho: um grupo de diversos animais comandados por um rei bem esquisito.
Inteligente e atenta, faz com que estes animais comecem a perceber o mundo ao redor sob outro ponto de vista.
Sugestões aos educadores e mediadores de leitura
Faixa etária: a partir dos 6 anos - leitura mediada
Trabalho interdisciplinar: Língua Portuguesa / Biologia / Geografia
Indicação: Ensino Fundamental I
Assuntos: natureza brasileira, florestas, respeito à sabedoria, destruição do meio ambiente
Temas contemporâneos: meio ambiente, senso crítico
Roda e Gira
A obra brinca com os objetos, suas demoninações e seus movimentos de rodar e girar. Ilustrações bem objetivas acompanham cada frase, e seu respectivo movimento circular. Ao final, seguindo um ritmo de ciranda, surgem as crianças brincando e incluindo na dança bem animada a amiga Gabi, uma garotinha cadeirante, que se diverte junto com todos em sua cadeira de rodas. Através de um QR Code, leitores podem ouvir a música composta exclusivamente para acompanhar o livro.
Sugestões aos educadores e mediadores de leitura
Faixa etária: a partir dos 3 anos - leitura mediada
Indicação: Educação Infantil
Assuntos: objetos do cotidiano, brinquedos, movimento
Temas contemporâneos: inclusão social, crianças especiais, amizades
A grande travessia de Juninho
Em um tempo muito distante um pequeno prÍncipe tiranossauro foi raptado pelo temível carnotauro, o principal inimido do rei.
Um grupo de dinossauros cavaleiros saem em busca de encontrá-lo em meio a uma aventura tão grande e fascinante, quanto estes personagens pré-históricos.
Sugestões aos educadores e mediadores de leitura
Faixa etária: a partir dos 8 anos - leitura mediada
Trabalho interdisciplinar: Biologia / Geografia /Paleontologia / História
Indicação: Ensino Fundamental I
Assuntos: dinossauros, meio ambiente, aventuras, pré-história
Temas contemporâneos: cooperação, justiça
As luzes que atravessam o pomar
São oito contos em que ora o fantástico ora os temores profundos ganham vida para relatar algo sobre a infância. O imaginário cria um mundo em que espelhos podem tragar um menino e bonecos de um saci e de uma bailarina podem lutar pela sobrevivência de seu amor. A obra joga com a realidade e a fantasia, com o desejo de caminhar livremente entre a fronteira que as separa.
Sugestões aos educadores e mediadores de leitura
Faixa etária: a partir dos 8 anos
Trabalho interdisciplinar: Língua Portuguesa / Literatura
Indicação: Ensino Fundamental I e II
Assuntos: fantasias infantis, sonhos, medos, realidade, aventuras
Temas contemporâneos: autoconhecimento, superação, resiliência